quinta-feira, 29 de julho de 2010


Escuteiros do Rossio:
Uma Aventura no meio do Atlântico!

De 16 a 23 de Julho de 2010, o Grupo Explorador de Santo António, do Agrupamento de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo viveu com grande entusiasmo a sua Grande Aventura na Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores.
Integrados neste grupo participaram na iniciativa vinte e quatro Exploradores (jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos); uma Caminheira, três dirigentes, dois elementos do Conselho Permanente de Pais e três familiares.
Apostados em viver uma aventura próxima da Natureza escolheram como tema “Nómadas como Índios” e deambularam pela ilha, sem “poiso” definitivo.


Duas das noites passaram-nas em Ponta Delgada, a primeira e a última, uma outra em Fenais da Luz, duas nas Furnas e, outras duas, em Vila Franca do Campo. Durante todo este tempo e neste circuito, inicialmente efectuado em autocarros cedidos pelas Câmaras de Ponta Delgada e de Ribeira Grande visitaram tudo o que tinham previsto conhecer e ainda tiveram contacto com outras realidades desconhecidas do público em geral, mas do conhecimento empírico do Senhor Carlos Pimentel, motorista do autocarro da Câmara Municipal de Ponta Delgada, cujos trinta e seis anos nestas funções fizeram dele um exímio “guia turístico”.
Entre lagoas e picos, florestas e miradouros muitas foram as histórias que, com grande mestria e forte sotaque açoriano, lhe ouviram contar.
Assim foi na Lagoa do Canário, com os “colchões de musgo” e as suas reservas naturais de água, ou a existência de dez ilhas no arquipélago em tempos que já lá vão unidas posteriormente pelas constantes erupções vulcânicas...
No meio de todas estas histórias, lendas e descobertas, também contou a conhecida Lenda da Lagoa das Sete Cidades, da princesa das lágrimas azuis e do pastor das lágrimas verdes e quase misturava as dos exploradores, tal foi a emoção que a contou.
Passar da famosa caldeira da Lagoa das Sete Cidades, para a freguesia de Mosteiros, através do túnel de descarga escavado na rocha vulcânica foi outra das muitas aventuras vividas pelo Grupo Explorador de Santo António. Foram mil e duzentos metros de intensa escuridão e intimidante silêncio, apenas “rasgados” pela fraca luz das suas lanternas e pelo som do chapinhar constante das sapatilhas nas poças de água e lama.
No terceiro dia de permanência na Ilha de São Miguel tiveram oportunidade de observar o que para muitos é considerada a lagoa mais encantadora do Arquipélago dos Açores: a Lagoa do Fogo.
Antes de chegarem às Furnas, onde pernoitaram duas noites, ainda visitaram a conhecida fábrica de Chá da Gorreana e nadaram nas águas tépidas da Caldeira Velha.
Os dois dias nas Furnas foram aproveitados para visitar o Parque Terra Nostra e mergulhar nas suas águas termais, a Poça da Beija e a Lagoa das Furnas onde, também provaram o conhecido e saboroso cozido confeccionado, lentamente, enterrado na terra quente e o milho cozido nas águas fervilhantes das caldeiras naturais.
Uma caminhada pelo Trilho do Pico do Ferro, através de uma densa floresta, onde não faltaram as deslumbrantes criptomérias e as coloridas hortênsias levou-os das águas quentes da zona de Furnas, às águas frias do Oceano Atlântico, na praia das “areias negras” de Ribeira Quente.
Nesta caminhada de seis quilómetros serviram de “batedores” os simpáticos e atenciosos Exploradores do Agrupamento de Furnas, cuja passada e resistência física foi difícil de acompanhar, pelos continentais.
De descoberta em descoberta e de vivência em vivência chegaram a Vila Franca do Campo, onde os esperavam mais aventuras: uma viagem de barco até ao Ilhéu e um dia “sem” almoço.

Antes de regressarem a Ponta Delgada de onde viajariam para o continente os escuteiros decidiram fazer um jogo em que apelavam à generosidade e espírito de partilha da população local e o resultado foi uma grande surpresa para todos. Procurando ofertas para que pudessem confeccionar o seu almoço os escuteiros encheram a mesa da cozinha com arroz, massas, batatas, carne, peixe, ovos, conservas, bolos, sumos e fruta. Esta recolha possibilitou a partilha, do muito que não utilizaram, com uma família que lhes pareceu mais necessitada, mas que não deixou de partilhar o que tinha, com os escuteiros.


Cada vez mais ricos em conhecimentos e em afectos regressaram felizes a sua casas onde recordam e comentam cada passo, dos que deram no meio do Oceano Atlântico, graças ao seu esforço e dedicação, na preparação desta Grande Aventura e também a todos os seus amigos que também colaboraram, para que tudo resultasse neste grande sucesso: Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, Câmaras Municipais de Abrantes, Ponta Delgada e Ribeira Grande, Casa do Povo de Fenais da Luz, Junta de Núcleo de Ponta Delgada e os Agrupamentos de Furnas e de Vila Franca do Campo, o Chefe Gustavo Frade actualmente a trabalhar em Ponta Delgada, o Sr. Engenheiro Jardim, da Fábrica de Tramagal da Mitsubishi, o Conselho Permanente de Pais do Agrupamento de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo e muitos, muitos outros.
No próximo ano, novas aventuras os esperam, neste maravilhoso tipo de vida “inventado” por Baden Powell, fundador do escutismo.
Uma canhota firme e sentida para todos, deste vosso amigo, que ainda recorda o vosso lema: "Queremos, Procuramos e Vencemos!"
Lobo dos Mourões

Sem comentários:

Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues