Escuteiros do Rossio:
Uma Aventura na Neve
Com o ano de 2010 quase a terminar, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros do Agrupamento n.º 697, de Rossio ao Sul do Tejo partiram à aventura, para os lados dos “Montes Hermínios”, em busca de novos desafios e emoções.
Por esta altura, já os Lobitos contavam outras histórias, em resultado do seu animado acampamento de Natal, realizado nas Casas Brancas, à beira do Rio Tejo, entre os dias 17 e 19 de Dezembro de 2010. Agora era chegada a vez dos mais velhos também acrescentarem mais uns quantos episódios às suas memórias, com uma das suas ousadas, atrevidas e arrojadas actividades escutistas.
Escolhida a Serra da Estrela lá partiram no autocarro da Câmara Municipal, sabiamente conduzido pelo conhecido Sr. Mateus, que de vez em quando se vê envolvido nestas "andanças" dos escuteiros e que, mesmo de férias não se negou a regressar ao trabalho, para fazer o jeitinho aos seus amigos levando-os a Manteigas.
Deve ter sido com um sentimento de enorme sofrimento de "coração partido” que os deixou entregues à sua sorte, no meio de um manto branco na região mais fria de Portugal, o alto das Penhas Douradas. O vento frio sacudia copiosamente os ramos dos “pinheiros nórdicos” que os cercavam mas, mesmo assim, os jovens escuteiros não se deixaram amedrontar, nem de arredondar pequenas quantidades de neve, para formar inumeras ”bolas de Natal” e com elas “enfeitar” as cabeças dos companheiros de aventura.
Esta brincadeiras foram uma constante e nem os protestos dos mais friorentos os conseguiu deter, o que originou uma verdadeira batalha campal, que só terminaria com o ecoar dos estômagos vazios a “dar horas”. Sentaram-se, então, para almoçar, por cima das enormes rochas junto a uma pequena lagoa a 1500 metros de altura, “roendo” algumas sandes, enquanto admiravam a natureza em seu redor.
Seguindo os caminhos assinalados nas cartas topográficas que dispunham desceram a Serra a pé, até à cidade de Manteigas utilizando caminhos pedestres e sinuosos, mas de uma beleza natural indescritível.
Do Salão Paroquial de Manteigas, onde acantonaram partiram para mais umas quantas caminhadas e visitas em cooperação estreita com a chuva, que suspendia a sua actividade, quando havia uma actividade exterior da parte dos escuteiros.
Foram três dias de intensa movimentação em que tiveram a possibilidade de visitar vários locais de interesse relevante, que foram objecto de raids e de jogos de cidade, tais como os viveiros das trutas, a criação de cães da Serra da Estrela, a sede do Parque Natural da Serra da Estrela e o ainda estreito e “menino" Rio Zêzere.
No dia 29 de Dezembro, já a noite descia, quando chegaram a suas casas em Rossio ao Sul do Tejo. Estavam cansados, mas prontos para, com alegria e boa disposição receberem o novo ano de 2011 que, de preferência querem ver recheado de muitas actividades como esta.
Que assim seja! Aqui ficam os votos sinceros de um bom ano de 2011 para todos, repleto de trabalho, aventuras e alegrias embebidos em Paz, Saúde e Sucesso deste vosso amigo Lobo dos Mourões, que ainda junta uma valente canhota firme e sentida.
Lobo dos Mourões