terça-feira, 4 de junho de 2013

DREL - Dia Regional do Explorador e do Lobito

Escuteiros em Vila Velha de Ródão:

Estivemos com Vamba!!!

No passado fim de semana, de 1 e 2 de junho de 2013, mais de 200 Exploradores e Lobitos da Região de Portalegre e Castelo Branco concentraram-se em Vila Velha de Ródão, onde reviveram e reinventaram a Lenda do Rei Visigodo, de seu nome Vamba, para comemorar o Dia Regional do Explorador e do Lobito.
Por ser um trabalhador, honesto e piedoso, Vamba foi escolhido por Deus e indicado pelo Papa, para ser o rei de toda a Hispânia(Península Ibérica).
Conta a Lenda, que um dia, disfarçado de mendigo, Vamba ousou entrar no palácio de um Rei Mouro, para recuperar a sua mulher, mas foi atraiçoado por esta e feito prisioneiro. Como último desejo de condenado pediu para subir ao alto de um monte e dali soprar a sua “corna”, pela última vez…
Nunca imaginaria o Rei Mouro, que aquele seria o sinal que alteraria o rumo da história e um pretexto, para que o “Exército da Flor de Lis”, mais de 1300 anos depois se reunisse e acampasse junto às magníficas e aprazíveis Portas de Ródão.
Mas foi assim que sucedeu! Ao som da “corna” que Rei Vamba fez ecoar por entre montes e vales, diferentes falanges do “Exército da Flor de Lis” da Região de Portalegre e Castelo Branco (Agrupamentos de Ponte de Sor, Portalegre, Castelo Branco, Abrantes, Mouriscas, Cebolais de Cima, Rossio ao Sul do Tejo e de Chainça) rumaram a Vila Velha de Ródão, onde encontraram e escutaram o próprio Rei Vamba, que lhes divulgou o local onde escondera o seu abastado tesouro, confiscado aos Mouros.
Infelizmente, tal como o Rei Vamba, que viajou no tempo, para se encontrar com este poderoso exército, fundado pelo grande Comandante Baden Powell, também o Rei Mouro e a sua amada viajaram, em simultâneo, para complicarem a vida aos corajosos soldados.
Peritos na leitura de pistas e sinais os jovens “soldados de Flor de Lis ao peito” avançaram, sem hesitar, no encalce do tesouro, palmilhando montes e vales, matas e caminhos, por terras de Vila Velha de Ródão.
Algumas certezas, os motivavam e impeliram desde o início:
«-Os “grifos” são guardiões de tesouros...
-Os “grifos” sobrevoam, insistentemente, Vila Velha de Ródão…
Onde há grifo há tesouro!»
O Parque de Campismo Rural amavelmente cedido para este evento, pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão ganhou uma nova vida, com o movimento provocado pelas permanentes andanças dos jovens escuteiros.
O Chefe João Mendes, que há três anos assistiu ao encerramento do Agrupamento local, por ali andou colaborando com os seus irmãos escuteiros, assumindo o quanto lhe custa ver o seu Agrupamento fechado...
Para alimentar aquelas tropas todas formou-se um novo batalhão, o GALO (Grupo de Apoio Logístico Operacional), liderado pelo “General Narciso” e pelo “Comandante Beto”, da falange de Portalegre.



Com um imaginário bem conseguido e estimulante, os jovens escuteiros mantiveram uma motivação constante e uma alegria natural durante toda a atividade.
Trajados a rigor, como que transportados à época, alguns dirigentes das Secretarias Pedagógicas dos Lobitos e dos Exploradores deram ainda mais colorido e magia ao acampamento.
Como pontos altos fica o registo da Sessão de Abertura com a presença do Chefe Regional Paulo Silva e do Chefe João Mendes do antigo Agrupamento de Vila Velha; do Retiro Espiritual do Exército (Eucaristia na Igreja Matriz) presidido pelo Assistente Regional Padre António Castanheira; a Festa no Reino de Vamba, com a presença das “ELI Angels”, da Falange de Rossio ao Sul do Tejo; a Celebração da Conquista e, ainda, o envolvimento efetivo, de todos os dirigentes participantes, que se uniram em torno desta atividade e de um único objetivo aglutinador: “Promover o sorriso e a alegria em todos os participantes no DREL”!  
No final, Rei Vamba subiu ao pedestal e encerrou o encontro, embora contra a vontade de muitos dos seus súbditos, que depois de tanta animação, por lá queriam continuar.
“A missão foi realizada e cumprida! Obrigado bravos guerreiros” - Afirmou Vamba.
Aos poucos, o Parque Rural de Vila Velha de Ródão voltou à tranquilidade dos dias anteriores.
Quando o portão se fechou  olhei para trás nada vi que pudesse indiciar, que por ali haviam passado mais de duas centenas de escuteiros. Estava tudo limpinho e arrumadinho.
Obrigado Vila Velha de Ródão pelo acolhimento e simpatia!
Por mim, que gostei de tudo, voltarei em breve, para assistir ao reatamento do Agrupamento de Escuteiros local, mas até lá deixo-vos uma canhota firme e sentida deste vosso amigo
                                                                                          Lobo dos Mourões.











 


Sem comentários:

Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues