“Piano Vox e Xek Mat”
O concerto!
No dia 2 de março de 2013, o velhinho Grupo Musical, Xek Mat conseguiu quebrar o enguiço, que o acompanhou no concerto do acampamento da "IX Escapadinha dos Mourões" e, finalmente apresentou-se em Rossio ao Sul do Tejo, interpretando nove dos seus temas inéditos, da autoria de dois dos seus elementos, Américo Pereira e de Jorge Silva.
O salão do antigo Bar Tejo foi pequeno para albergar os quantos quiseram testemunhar esta reaparição e recordar os velhos tempos do "XEK-MAT".
Em maio a chuva terminou, abruptamente, com a sua atuação, deixando “água na boca” a quantos se deslocaram ao Aquapólis. Desta vez escolheram um recinto coberto, para não correrem o mesmo risco. O "XEK-MAT", apoiado pelo duo musical do Sardoal, "PIANO VOX", apresentou-se novamente em palco, 37 anos depois da sua formação inicial.
Na altura, este grupo era composto por cinco jovens residentes em Rossio ao Sul do Tejo e com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos (Américo Pereira, João Carlos, Jorge Silva, Carlos Filipe Cruz e Carlos Almocim).
Juntos iniciaram a sua caminhada musical depois do 25 de abril de 1974, com o nome de Grupo de Canto Livre de Abrantes e, como tal participaram na primeira Festa do Avante, que se realizou em 1976, na antiga FIL.
Posteriormente, com a integração de mais dois elementos, Carlos Martins e Mário Rui Cravo passaram a dedicar-se à música ligeira, assumindo-se como Grupo de Baile e já com o nome de "XEK-MAT".
Uns anos mais tarde, para colmatar a saída do Carlos Filipe Cruz, que foi residir para Lisboa entrou para a bateria Vitor Silva, um "miúdo" de Barreiras do Tejo, com catorze anos de idade e filho do antigo baterista dos "Órbitas" .
Quando o "XEK-MAT" se desfez deu origem a diferentes grupos musicais, sendo o mais conhecido o grupo "TFP-Trapos Farrapos e Panos", por integrar elementos de vários grupos musicais da época. Quatro dos seus elementos ainda hoje se dedicam à música: Mário Rui é professor de Educação e Expressão Musical na Escola D. Miguel de Almeida, Jorge Silva e Vitor Silva ensinam novos músicos a tocar viola e bateria e Américo Pereira é o responsável pelo Grupo de Percução "Arrefinfa na Bilha", da EB de Rossio ao Sul do Tejo.
Foi de baile em baile, de festa em festa e de romaria em romaria, por diferentes regiões do nosso país, que o grupo construiu a sua história e os seus elementos criaram laços de amizade, com muitas outros jovens de então.
“Laços das melodias de outros tempos” foi o tema escolhido pelos Exploradores do Agrupamento de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo, para fazerem o "XEK-MAT" subir ao palco do Bar Tejo. Para isso idealizaram um programa que os juntou aos "PIANO VOX", um duo musical, que também integra Patrícia Cravo, a vocalista da extinta Orquestra Ligeira de Abrantes.
O Concerto é constituido por três partes distintas, mas todas em torno da música dos anos 70/80. Na primeira parte, os "PIANO VOX" interpretam êxitos de outros tempos e, posteriormente vão reunindo todos os músicos no palco. Finalmente, numa terceira parte apresenta-se o "XEK-MAT", embora a Patrícia Cravo também dê uma ajuda nos coros dos temas apresentados.
Mais uma vez é prestada homenagem a João Carlos, antigo viola baixo do "XEK-MAT", falecido em 2006, com a colocação da sua viola no palco, durante todo o espetáculo.
O primeiro concerto esgotou quatro dias antes da sua realização, o que obrigou os escuteiros a programarem um outro, no próximo dia 16 de março, para fazerem face ao descontentamento daqueles que foram apanhados desprevenidos e que não conseguiram adquirir bilhetes.
No entanto, perante o êxito obtido no dia 2 de Março, já ninguém acredita que o próximo possa ser o último, desta "mítica" Banda!
Franz Segessenmann e Helena Navalho, do Restaurante Pelicano voltarão a assegurar os petiscos e a gestão do bar; a Comissão Permanente de Pais dos escuteiros assegurará a organização do espaço; a D. Esperança Lamaroso repetirá a confeção do jantar dos músicos; os jovens escuteiros estarão de novo prontos a servir, quantos os ajudam com a sua presença nestes eventos de angariação de fundos, que são fundamentais para as suas atividades e a população voltará a acorrer em massa, a mais este novo reencontro musical, agora com mais espaço e menos mesas!
Eu não faltarei! E tu?
Uma canhota firme e sentida deste vosso amigo que continuará a repetir em coro que "o Rock and Roll é de quem o acompanhar"!
Lobo dos Mourões
Sem comentários:
Enviar um comentário