segunda-feira, 25 de março de 2013

Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo na Bairrada!

Escuteiros na Bairrada:
 Uma atividade de barriga cheia!

Habituados à dureza das suas atividades, do tipo “Scout Rangers” e com a agravante das péssimas previsões meteorológicas, poucos foram os Exploradores da Expedição de Santo António, do Agrupamento de Escuteiros n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, que aderiram à atividade “Scout Rangers IV- Segue a tua FÉ!”, realizada no passado fim de semana, de 23 e 24 de março, na Bairrada, uma das povoações da Freguesia de Fontes, do Concelho de Abrantes.
No entanto, ainda mal a noite tinha partido, já sete destemidos Exploradores se juntavam na sede prontos para a aventura e, nem mesmo o facto de estarem em número reduzido, os desmobilizou.




Distribuídos pelos automóveis dos dois dirigentes participantes seguiram o rumo previamente estabelecido, que só estes conheciam.
Na mochila, apenas pesava o material estritamente necessário e uma mão bem cheia de vontade de aventuras.
Chegados à povoação do Souto apearam-se e desceram, a pé e em patrulha, até às Sentieiras, uma pequena povoação que se situa à beira de uma das “línguas” da albufeira da Barragem de Castelo do Bode, no meio de uma paisagem paradisíaca, que quem não conhece, não sabe o que perde!  
Depois de um breve lanche e de mais umas quantas brincadeiras em conjunto, lá seguiram viagem, orientando-se pela bússola e pela carta topográfica, até ao Carrapatoso, para descerem, novamente, até ao Rio Zêzere, na zona do Barro, para ali almoçarem e inventarem mais uns quantos jogos e brincadeiras.
Quando chegaram à pequena aldeia de Bairrada, já alguns habitantes locais os aguardavam para, em conjunto transformarem a atividade de modo a reforçarem as excelentes oportunidades de aprendizagens, consolidação e de relação previstas.


A Associação de Melhoramentos “Os Amigos da Bairrada, Carrapatoso e Vale da Bairrada” disponibilizou a sua sede, a antiga escola local, para que os escuteiros ali se pudessem abrigar e pernoitar.
A partir daqui todos os Exploradores passaram a conhecer as gentes amigas, daquela região e a sua enorme generosidade, na partilha do que têm.
Os nomes de cada um dos seus novos amigos foram aprendendo relacionando-os com as muitas ofertas que receberam.
A Fátima e a Sandra Gaspar trouxeram logo uns aquecedores, porque os "meninos podiam estar com frio"; A Maria dos Anjos foi confecionar uns deliciosos doces: arroz doce, broas e pudim Flã; A Fátima Gaspar também ofertou um pudim; A Alice Rosa e a Maria Gaspar ofereceram chouriços para assar e também para a confeção do saboroso Pão com chouriço, no forno; A Fátima Santos trouxe uma galinha caseira, para que  se fizesse uma deliciosa e retemperante canjinha e ainda juntou a oferta de ovos caseiros; A Nélia trouxe fruta, sumo, bolos e rissóis...  
Em conclusão: foi uma atividade de barriga cheia!





O casal Joaquim e Sandra Gaspar convidaram os jovens escuteiros para os acompanharem na confeção de pão e estes nem se fizeram esperar. Arregaçaram as mangas e depois de as lavarem bem deitaram as mãos à massa.
Conheceram todo o "ciclo do pão" e ainda a forma de prepararem o forno para o cozer e, no final, até lhes pareceu que nunca tinham comido pão tão saboroso
Para o jantar chegou, então, a tal canja confecionada com a galinha ofertada e no almoço do dia seguinte, para além das normais receitas escutistas, ainda comeram caldo verde com chouriço, bem à moda portuguesa.




Entre pistas, histórias e jogos, a noite chegou e o sono deles se apoderou!
No domingo levantaram-se cedo, para mais uma caminhada e poderem participar na Eucaristia nas Fontes. Era Domingo de Ramos e presidia à cerimónia o Senhor Padre Pedro Tropa.      
A chuva vinha e ia conforme as necessidades, pelo que durante as caminhadas ela nunca se fez notar. Na igreja estavam muitos dos seus novos amigos, que faziam questão de os identificar e cumprimentar trocando sorrisos.


No final, no relatório da atividade, os Exploradores registaram a seguinte reflexão, que não posso deixar de partilhar:

“Com esta atividade aprendemos que há pessoas, que dão muito valor ao que têm e partilham o mesmo...
...Gostámos desta atividade, porque aprendemos a dar mais valor ao que temos hoje em dia e explorámos um ambiente, no qual não estamos habituados a estar”!

Eu que já ali trabalhei durante cinco anos nostálgicos compreendo bem este sentimento e o que querem manifestar estas palavras e, por isso, subescrevo-as na integra!
No domingo, à tarde, quando chegou a hora do adeus uma expressão se repetiu mais vezes, entre os seus novos amigos:
“-Voltem sempre que desejarem!”
Da minha parte, não restam dúvidas:
-Voltaremos!
Uma canhota firme e sentida para todos os habitantes da região da "Bairrada das Fontes", deste vosso amigo
                                                                                                Lobo dos Mourões

Sem comentários:

Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues