sábado, 30 de março de 2013

Grande Aventura
nos
Picos da Europa



Programação em construção




 
 

"Na senda de Pelavo"
 
Sexta-feira
Dia 19 de Julho de 2013
 
06h00 - Concentração no Largo do Coreto 
    07h00- Partida
 
Itinerário:
 
Seguiremos pela A23 até à Guarda e IP5 até Vilar Formoso. Depois seguiremos até Salamanca e de lá para norte na direcção de Léon e daí para Oviedo, prosseguindo pela estrada nacional até ao Parque de Cangas de Onis.
 
Sábado
Dia 20 de Julho de 2013
 
09h00 - Visita aos Lagos Enol e Ercina no Parque Nacional dos Picos da Europa. Visita
 
15h00 - Visitas ao Santuário de Nossa Senhora de Covadonga e a sua cova. Segundo a lenda deste lugar " A virgem tem uma fonte de água muito clara e a menina que dela beber casará dentro de um ano!" 
 
18h00- Regresso ao Parque de Cangas de Onis
Domingo
Dia 21 de Julho de 2013




 
Viagem no "funicular" para visitar Bulnes, uma localidade que esteve praticamente isolada da "civilização" até 2001. Com efeito, o único acesso à aldeia fazia-se a pé desde Poncebos (onde termina/acaba a Ruta del Cares) por um trilho sinuoso e de relevo acentuado com uma duração média de 1h15 min.
Atualmente o acesso a esta localidade através de um túnel que rasga as entranhas da montanha ao longo de 2 227 m, com um desnível de 402 m e uma inclinação de 18,19% e a viagem faz-se de funicular, quase como se fosse um metro de montanha.
O preço é bastante inflacionado para turistas (cerca de 20€ - ida e volta). Note-se que até à sua criação, a aldeia não possuía qualquer veículo motorizado, sendo que com o funicular foram transportados alguns tratores agrícolas, que permitem o transporte de mercadorias e auxílio às tarefas dos campos. Chegados ao topo, resta-nos percorrer uma parte do trilho de acesso à aldeia, que nos leva à "La Villa", a parte inferior da aldeia e seguir até ao "Barrio del Castillo", a parte superior da mesma. As paisagens que a rodeia são fantásticas e o local é bastante pitoresco.
 
 
Segunda-feira
Dia 22 de Julho de 2013
09h00- Visita a Cangas de Onis
 Mergulho nas água frias do rio Sella
Terça-feira
Dia 23 de Julho de 2013

Regresso a Rossio ao Sul do Tejo
 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo na Bairrada!

Escuteiros na Bairrada:
 Uma atividade de barriga cheia!

Habituados à dureza das suas atividades, do tipo “Scout Rangers” e com a agravante das péssimas previsões meteorológicas, poucos foram os Exploradores da Expedição de Santo António, do Agrupamento de Escuteiros n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, que aderiram à atividade “Scout Rangers IV- Segue a tua FÉ!”, realizada no passado fim de semana, de 23 e 24 de março, na Bairrada, uma das povoações da Freguesia de Fontes, do Concelho de Abrantes.
No entanto, ainda mal a noite tinha partido, já sete destemidos Exploradores se juntavam na sede prontos para a aventura e, nem mesmo o facto de estarem em número reduzido, os desmobilizou.




Distribuídos pelos automóveis dos dois dirigentes participantes seguiram o rumo previamente estabelecido, que só estes conheciam.
Na mochila, apenas pesava o material estritamente necessário e uma mão bem cheia de vontade de aventuras.
Chegados à povoação do Souto apearam-se e desceram, a pé e em patrulha, até às Sentieiras, uma pequena povoação que se situa à beira de uma das “línguas” da albufeira da Barragem de Castelo do Bode, no meio de uma paisagem paradisíaca, que quem não conhece, não sabe o que perde!  
Depois de um breve lanche e de mais umas quantas brincadeiras em conjunto, lá seguiram viagem, orientando-se pela bússola e pela carta topográfica, até ao Carrapatoso, para descerem, novamente, até ao Rio Zêzere, na zona do Barro, para ali almoçarem e inventarem mais uns quantos jogos e brincadeiras.
Quando chegaram à pequena aldeia de Bairrada, já alguns habitantes locais os aguardavam para, em conjunto transformarem a atividade de modo a reforçarem as excelentes oportunidades de aprendizagens, consolidação e de relação previstas.


A Associação de Melhoramentos “Os Amigos da Bairrada, Carrapatoso e Vale da Bairrada” disponibilizou a sua sede, a antiga escola local, para que os escuteiros ali se pudessem abrigar e pernoitar.
A partir daqui todos os Exploradores passaram a conhecer as gentes amigas, daquela região e a sua enorme generosidade, na partilha do que têm.
Os nomes de cada um dos seus novos amigos foram aprendendo relacionando-os com as muitas ofertas que receberam.
A Fátima e a Sandra Gaspar trouxeram logo uns aquecedores, porque os "meninos podiam estar com frio"; A Maria dos Anjos foi confecionar uns deliciosos doces: arroz doce, broas e pudim Flã; A Fátima Gaspar também ofertou um pudim; A Alice Rosa e a Maria Gaspar ofereceram chouriços para assar e também para a confeção do saboroso Pão com chouriço, no forno; A Fátima Santos trouxe uma galinha caseira, para que  se fizesse uma deliciosa e retemperante canjinha e ainda juntou a oferta de ovos caseiros; A Nélia trouxe fruta, sumo, bolos e rissóis...  
Em conclusão: foi uma atividade de barriga cheia!





O casal Joaquim e Sandra Gaspar convidaram os jovens escuteiros para os acompanharem na confeção de pão e estes nem se fizeram esperar. Arregaçaram as mangas e depois de as lavarem bem deitaram as mãos à massa.
Conheceram todo o "ciclo do pão" e ainda a forma de prepararem o forno para o cozer e, no final, até lhes pareceu que nunca tinham comido pão tão saboroso
Para o jantar chegou, então, a tal canja confecionada com a galinha ofertada e no almoço do dia seguinte, para além das normais receitas escutistas, ainda comeram caldo verde com chouriço, bem à moda portuguesa.




Entre pistas, histórias e jogos, a noite chegou e o sono deles se apoderou!
No domingo levantaram-se cedo, para mais uma caminhada e poderem participar na Eucaristia nas Fontes. Era Domingo de Ramos e presidia à cerimónia o Senhor Padre Pedro Tropa.      
A chuva vinha e ia conforme as necessidades, pelo que durante as caminhadas ela nunca se fez notar. Na igreja estavam muitos dos seus novos amigos, que faziam questão de os identificar e cumprimentar trocando sorrisos.


No final, no relatório da atividade, os Exploradores registaram a seguinte reflexão, que não posso deixar de partilhar:

“Com esta atividade aprendemos que há pessoas, que dão muito valor ao que têm e partilham o mesmo...
...Gostámos desta atividade, porque aprendemos a dar mais valor ao que temos hoje em dia e explorámos um ambiente, no qual não estamos habituados a estar”!

Eu que já ali trabalhei durante cinco anos nostálgicos compreendo bem este sentimento e o que querem manifestar estas palavras e, por isso, subescrevo-as na integra!
No domingo, à tarde, quando chegou a hora do adeus uma expressão se repetiu mais vezes, entre os seus novos amigos:
“-Voltem sempre que desejarem!”
Da minha parte, não restam dúvidas:
-Voltaremos!
Uma canhota firme e sentida para todos os habitantes da região da "Bairrada das Fontes", deste vosso amigo
                                                                                                Lobo dos Mourões
Mais um desafio, que vem da Chefe "Ipa" (Filipa Melro) e que já tem o aval do "Grupo da Bairrada":

« Interexplor! »

Interexplor é uma actividade de intercâmbio entre exploradores.
O 1º interexplor será realizado na sertã, no fim de semana de 27 e 28 de Abril de 2013
 
Plano em construção:
  • Ponto de encontro: sede dos escuteiros na Sertã
  • Preço da actividade: 5 euros + transportes
  • Calendarização: A actividade termina domingo por volta das 15h/16h
  • Regime: Acampamento (com possibilidade de acantonamento na sede dos Escuteiros da Sertã)
  • Necessidades: Levar almoço de sábado e lanche
  • Obrigação: levar boa disposição de espírito e muita alegria

Eu vou! E tu, também alinhas?

Já Inscritos:

Dirigentes:

Chefe Américo Pereira
Candidato a Dirigentes: Flávio Areias

Exploradores:

Rita Mendes

terça-feira, 19 de março de 2013

Missão "PÁSCOA  13 - Segue a tua fé!"


No próximo fim de semana de 23 e 24 de Março, o Grupo Explorador de Santo António fará mais uma atividade e desta vez viajará até ao norte do Concelho de Abrantes. O destino será a povoação de Bairrada, da Freguesia de Fontes. Esta atividade implicará uma estadia de dois dias, com uma noite pelo meio, em regisme de acantonamento! Sairemos da sede no dia 23 de março pelas 8h. No domingo regressaremos ao Rossio ao Sul do Tejo, com novidades para contar!
Como sempre só os bravos escuteiros se chegarão à frente!
Quem está disponível?

Estes são os elementos já inscritos:

Dirigentes(2):

Chefe Américo Pereira
"Chefe" Flávio Areias

Elementos (7):

Igor Gaspar
Diogo Graça
Ana Rita Mendes
Rita Estrela
Margarida Prates
Kevin Navalho
Rita Mendes
---------------------

Programação em construção:
Quando?
Nos dias 23 e 24 de março de 2013
Como?
Acantonamento na Escola de Bairrada (Associação de Melhoramentos "Os amigos de Bairrada, Carrapatoso e Vale da Bairrada)
Para quem?
Exploradores da Expedição de Santo António
Onde?
Bairrada
Horário?
Início às 8h00 do dia 23 e final às 19h do dia 24 de março
Valor da inscrição?
2 €
Prazo de inscrição?
21 de março de 2013
Transporte?
Dos chefes
Alimentação?
Levar almoço do primeiro dia e lanches.
sábado- Jantar - a combinar e a partilhar
domingo: Almoço - a combinar e a partilhar
Necessidades?
Mochila, colchonete, saco cama, impermeável, roupa quente para dois dias.
Recomendações?
Levar roupa interior a mais incluindo meias e um fato de treino/pijama quente. Não esquecer a bússola o chapéu e o colete refletor (obrigatórios).
Organização?
Expedição de Santo António
Pontos?
160 pontos
Começa já por formalizar a tua inscrição até quinta-feira, dia 21 de março de 2013!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Folha de Presenças no Concerto

(Para verificar se falta alguém)
Ps. As contas só se farão no final dos dois concertos e os lucros serão divididos pelas contas pessoais dos escuteiros participantes. Quem participou uma vez terá direito a uma parte e quem participou duas terá direito a duas partes do bolo total.

1ª noite

Nomes Secção pontos  ponto conv convites lucros total €
A R Mendes Exploradores 30 20 2 2 €
Filipa Neto 30 30 3 3 €
Miguel Paulo 30 20 2 2 €
João Morg 30 30 3 3 €
João Paulo 30 20 2 2 €
Rita Galvão 30 0 0 0 €
Sofia Oliv. 30 0 0 0 €
Cat. Oliv. 30 0 0 0 €
Diogo Graça 30 70 8 8 €
M. Alves 30 10 1 1 €
D. Belfo 30 0 0 0 €
D. Assunção 30 0 0 0 €
M. Prates 30 50 5 5 €
Igor Gaspar 30 80 8 8 €
Thalles Ol. 30 0 0 0 €
J. Fangana 30 0 0 0 €
Kevin 30 30 3 3 €
Rita Estrela 30 70 7 7 €
M. Pinheiro Pioneiros
S. Pequeno
Jessica Silva
Marg. Oliv.
Beatriz Ass.
Liliana Est.
Rafaela L.
Afonso L.
M. Prates
M. Estrela
F. Duque
Francisco G.
M. Pereira Caminheiros
D. Mendes
Andreia Dias
Duarte Prat.
A. Catarina
Américo Chefes
Ana
Cristina
Célia
Flávio
Jaime
Vitor
Fernando
Jennifer Pais
Kevin
Joana Prates
Inês Barrento
Daniela

segunda-feira, 4 de março de 2013


“Piano Vox e Xek Mat”
O concerto!

No dia 2 de março de 2013, o velhinho Grupo Musical, Xek Mat conseguiu quebrar o enguiço, que o acompanhou no concerto do acampamento da "IX Escapadinha dos Mourões" e, finalmente apresentou-se em Rossio ao Sul do Tejo, interpretando nove dos seus temas inéditos, da autoria de dois dos seus elementos, Américo Pereira e de Jorge Silva.
O salão do antigo Bar Tejo foi pequeno para albergar os quantos quiseram testemunhar esta reaparição e recordar os velhos tempos do "XEK-MAT".  


Em maio a chuva terminou, abruptamente, com a sua atuação, deixando “água na boca” a quantos se deslocaram ao Aquapólis. Desta vez escolheram um recinto coberto, para não correrem o mesmo risco. O "XEK-MAT", apoiado pelo duo musical do Sardoal, "PIANO VOX", apresentou-se novamente em palco, 37 anos depois da sua formação inicial.
Na altura, este grupo era composto por cinco jovens residentes em Rossio ao Sul do Tejo e com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos (Américo Pereira, João Carlos, Jorge Silva, Carlos Filipe Cruz e Carlos Almocim).
Juntos iniciaram a sua caminhada musical depois do 25 de abril de 1974, com o nome de Grupo de Canto Livre de Abrantes e, como tal participaram na primeira Festa do Avante, que se realizou em 1976, na antiga FIL.
Posteriormente, com a integração de mais dois elementos, Carlos Martins e Mário Rui Cravo passaram a dedicar-se à música ligeira, assumindo-se  como Grupo de Baile e já com o nome de "XEK-MAT".
Uns anos mais tarde, para colmatar a saída do Carlos Filipe Cruz, que foi residir para Lisboa entrou para a bateria Vitor Silva, um "miúdo" de Barreiras do Tejo, com catorze anos de idade e filho do antigo baterista dos "Órbitas" .
Quando o "XEK-MAT" se desfez deu origem a diferentes grupos musicais, sendo o mais conhecido o grupo "TFP-Trapos Farrapos e Panos", por integrar elementos de vários grupos musicais da época. Quatro dos seus elementos ainda hoje se dedicam à música: Mário Rui é professor de Educação e Expressão Musical na Escola D. Miguel de Almeida, Jorge Silva e Vitor Silva ensinam novos músicos a tocar viola e bateria e Américo Pereira é o responsável pelo Grupo de Percução "Arrefinfa na Bilha", da EB de Rossio ao Sul do Tejo.
Foi de baile em baile, de festa em festa e de romaria em romaria, por diferentes regiões do nosso país, que o grupo construiu a sua história e os seus elementos criaram laços de amizade, com muitas outros jovens de então.
“Laços das melodias de outros tempos” foi o tema escolhido pelos Exploradores do Agrupamento de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo, para fazerem o "XEK-MAT" subir ao palco do Bar Tejo. Para isso idealizaram um programa que os juntou aos "PIANO VOX", um duo musical, que também integra Patrícia Cravo, a vocalista da extinta Orquestra Ligeira de Abrantes.
O Concerto é constituido por três partes distintas, mas todas em torno da música dos anos 70/80. Na primeira parte, os "PIANO VOX" interpretam êxitos de outros tempos e, posteriormente vão reunindo todos os músicos no palco. Finalmente, numa terceira parte apresenta-se o "XEK-MAT", embora a Patrícia Cravo também dê uma ajuda nos coros dos temas apresentados.
Mais uma vez é prestada homenagem a João Carlos, antigo viola baixo do "XEK-MAT", falecido em 2006, com a colocação da sua viola no palco, durante todo o espetáculo.
O primeiro concerto esgotou quatro dias antes da sua realização, o que obrigou os escuteiros a programarem um outro, no próximo dia 16 de março, para fazerem face ao descontentamento daqueles que foram apanhados desprevenidos e que não conseguiram adquirir bilhetes.
No entanto, perante o êxito obtido no dia 2 de Março, já ninguém acredita que o próximo possa ser o último, desta "mítica" Banda!
Franz Segessenmann e Helena Navalho, do Restaurante Pelicano voltarão a assegurar os petiscos e a gestão do bar; a Comissão Permanente de Pais dos escuteiros assegurará a organização do espaço; a D. Esperança Lamaroso repetirá a confeção do jantar dos músicos; os jovens escuteiros estarão de novo prontos a servir, quantos os ajudam com a sua presença nestes eventos de angariação de fundos, que são fundamentais para as suas atividades e a população voltará a acorrer em massa, a mais este novo reencontro musical, agora com mais espaço e menos mesas!
Eu não faltarei! E tu?
Uma canhota firme e sentida deste vosso amigo que continuará a repetir em coro que "o Rock and Roll é de quem o acompanhar"! 
Lobo dos Mourões

Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues