sábado, 29 de março de 2014

Promessas dos Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo

Escuteiros do Rossio:
Promessas e Animação, pois então!
(fotos AQUI)

No dia 23 de Março de 2014 perante o Grande Chefe Divino e a comunidade local, os Escuteiros do Agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, Noviços, Aspirantes e Candidatos a Dirigentes realizaram as suas promessas, na bonita e engalanada Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Já no fim de semana que antecedeu este evento, os Lobitos e os Exploradores acamparam no denominado “Acaprom” (Acampamento das Promessas), realizado na Quinta do “Domus Mundi”, dedicando-se à preparação dos seus contributos, para a Vigília e Eucaristia, para que oito dias depois tudo corresse bem, na Cerimónia Oficial das Promessas.
O “Grupo das Festas”, nome dado a um conjunto de novos Dirigentes, reforçado com algumas das Caminheiras, idealizou, planificou e dinamizou os dois momentos solenes mais importantes das promessas e a animação que lhe esteve associada.
Este foi um trabalho árduo e de responsabilidade elevada, mas que o “Grupo das Festas” assumiu plenamente e que tudo fez por merecer a confiança nele depositada, pela direção do Agrupamento.
Os ecos da sua ação foram muito positivos e reforçaram a sua confiança para no futuro continuarem a desenvolver o seu trabalho.
Se estas cerimónias cíclicas não são novidade, a curiosidade maior centrava-se no número de candidatos a Dirigentes a efetuarem este compromisso solene. Seis novos dirigentes de uma única assentada! Esta situação apenas tinha ocorrido uma vez em Rossio ao Sul do Tejo e há mais de vinte anos, ou seja, no século passado. Assim sendo, não admira que a maioria dos participantes, incluindo alguns dos fundadores, não se recordassem de tal efeméride, o que também, para o caso e para a maioria dos participantes, não era, de todo, significativo! Até porque tal como reza o ditado “Águas passadas não movem moinhos” e a situação ficou esclarecida pelos interessados com recurso a provas fotográficas.
O mais importante, isso sim, foi o fim de semana vivido pela família escutista e participado e partilhado pela comunidade local, entre familiares e amigos dos escuteiros do 697.   
No sábado, dia 22 de março, à noite, com a igreja na “penumbra”, os escuteiros, sob a presidência do Assistente do Agrupamento, o Sr. Padre Sebastião Fernandes realizaram a sua Vígilia de Preparação, antiga “Velada de Armas”.
Esta cerimónia remonta aos tempos medievais, quando visava preparar, espiritualmente, os novos cavaleiros, para as suas missões de proteção e defesa dos locais sagrados e das próprias populações...
Nos nossos dias e para os escuteiros, este ato solene continua a ser importantíssimo, porque é a forma de os consciencializar para a dimensão de pertença ao escutismo, enquanto fraternidade de âmbito mundial e, também, ao Agrupamento e à Igreja local. É o assumir, perante Deus e a Comunidade, de novas responsabilidades que emergem dos Princípios e das Leis escutistas, que Baden Powell, fundador do escutismo, nos propôs há mais de um século, mas que se mantêm sempre atuais e úteis, no desenvolvimento harmonioso de crianças e jovens.
À saída da igreja, como manda a tradição, os lenços coloridos dos outros escuteiros saudaram todos aqueles que cumpriram este ritual soltando-se do pescoço de cada um e descendo sobre as costas dos “promissores”, numa “estranha forma” de os receber como irmãos, enquanto soltavam sorrisos e gargalhadas.
Estas “maldades” iam endurecendo à medida que os alvos ”dilatavam”, sendo os novos dirigentes os mais “vitimados”, mas nesta situação torna-se curioso constatar que, quanto mais forte se torna a “batida” mais o indicador do “barómetro” da amizade reciproca se eleva! 
No domingo depois da Eucaristia ainda se reuniram no salão da Igreja Matriz, para um fausto almoço, que parecia não permitir o fim, tal foi a generosidade dos participantes na partilha.
No final todos estavam felizes. Uns porque conseguiram observar o “copo meio cheio” e, entusiasmados, ainda se uniram mais para o acabar de encher, melhorando sempre e cada vez mais a sua participação na animação destes jovens escuteiros e os outros, porque ainda assim, vendo o “copo meio vazio” reconhecem que se poderão dedicar um pouco mais, de forma a contribuírem para o seu enchimento total. Como em tudo na vida, de uma forma ou de outra, o Escutismo sairá sempre a ganhar e os jovens escuteiros só terão a lucrar.
Para terminar este artigo poderia "chamar" o Grupo das Festas e com eles gritar: Braços no ar! Está a chegar, o que promete: 697!
Uma canhota firme e sentida de parabéns a todos os que prometeram deixar este Mundo um pouco melhor!
Lobo dos Mourões

Sem comentários:

Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues