Escuteiros do Rossio:
De escapadinha em escapadinha... até à
X Escapadinha dos Mourões
Não é que não seja normal, mas tem sido muita a animação que, nos últimos tempos tem contagiado, os jovens escuteiros do Agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, que já nem o velho Lobo dos Mourões os consegue acompanhar, com a escrita, das suas habituais crónicas e notícias, com que mantém os leitores a par das aventuras e desventuras dos escuteiros Rossienses.
No passado fim de semana, com início na sexta-feira, dia 19 de Abril, com a realização da tradicional Vigília, os jovens escuteiros Lobitos, Exploradores e Pioneiros fizeram as suas promessas e participaram numa das maiores concentrações de escuteiros, realizada na Região de Portalegre e Castelo Branco, de comemorações do Dia de São Jorge e que, desta vez, se realizou em Proença a Nova, no dia 21 de Abril.
No fim de semana seguinte, os mais velhos, os Caminheiros, rumaram até Vila Velha de Ródão, para viverem a ARCA (Atividade Regional de Caminheiros) e os Exploradores procuraram intensificar e consolidar novas amizades na bonita vila da Sertã.
Tudo começou com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, à média luz, num ambiente calmo e sereno e com os aspirantes e noviços, de cada uma das secções a passarem em revista os Princípios e as Leis, do escuteiro, numa cerimónia preparada e dinamizada, pelo denominado “Grupo das Festas”, constituído maioritariamente por Caminheiras, em torno do trio musical “Eli Angels” (Evangelina, Lucília e Isabel), um grupo que se tornou conhecido quando, ainda Lobitas ousaram concorrer ao Festival da Canção Escuta, da região da Guarda, com a canção “O meu lenço é amarelo”.
No dia seguinte, sábado, lá estavam todos os novos lenços pendurados no tripé de varas, junto ao altar, prontos para serem impostos, pelo assistente Padre Sebastião Fernandes e testemunhados pelos padrinhos e madrinhas dos escuteiros, que prometeram ajudá-los no cumprimento das suas obrigações escutistas, que segundo uma das suas leis, começa em casa!
Já no domingo, dia 21 de abril foram surpreendidos com uma “avalanche” de escuteiros, que rumaram a Proença a Nova, para as comemorações anuais do Dia de São Jorge, padroeiro dos escuteiros.
Aqui, depois da Cerimónia de Abertura, com o içar das bandeiras dos dezasseis Agrupamentos da Região de Portalegre e Castelo Branco, que pela primeira vez se conseguiram concentrar, na totalidade, numa atividade regional, cada escuteiro na sua secção desenvolveu um conjunto de atividades propostas pelos Departamentos Pedagógicos Regionais.
Não faltaram diferentes trajos, de acordo com os imaginários escolhidos pelas secções e até o São Jorge ressuscitou, já atarde caía, para invadir a “parada” com o seu cavalo imponente e a sua espada desembainhada.
Ao certo, ao certo é que, neste dia, de Proença a Nova ninguém saiu sem ter partilhado dos sentimentos de satisfação e alegria pelo dever cumprido. Mais felizes ficaram os escuteiros locais, que também perfazem cinquenta anos de atividades. A presença de tantos outros seus irmãos, na sua terra e no seu aniversário foi motivo de grande alegria.
Apesar de toda esta movimentação, com promessas e São Jorge, a Expedição de Santo António, de Rossio ao Sul do Tejo, ainda conseguiu encontrar entre os seus elementos, uma patrulha com fôlego para participar no Interexplor, na Sertã.
Ali também não faltou a “célebre” coreografia da música “Bomba”, liderada pela sempre bem disposta Chefe Filipa Melro, mas, para além desta e de outras danças, ainda puderam viver um agradável e estimulante raide pelas redondezas e um eficaz jogo de vila, tal como um jogo noturno no alto da Pedra Bela e uma sentida e participada Eucaristia, na igreja local.
É caso para se dizer que, de escapadinha, em escapadinha chegarão à X Escapadinha dos Mourões, que se realizará já no próximo dia 17,18 e 19 de Maio no Hipódromo dos Mourões em Rossio ao Sul do Tejo.
Esta atividade, que tem o apoio incondicional da Câmara Municipal de Abrantes, da Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, do Conselho Consultivo de Pais, do Clube Desportivo "Os Patos" e de todos os Rossienses em geral é sempre aguardada pelos jovens escuteiros, cuja participação já é uma tradição. Esta será a décima edição e sempre com recordes de participação. Este ano estão inscritos vinte e um Agrupamentos de Escuteiros, de cinco Regiões diferentes, com mais de seicentos escuteiros e, ainda, com a curiosidade de dez dos Agrupamentos inscritos pertencerem à nossa região.
Por se encontrar no trigésimo ano da sua existência, o tema escolhido foi o escutismo em Rossio ao Sul do Tejo e o personagem principal será o "Zé do Contra".
Para este personagem nada está bem e nunca ninguém estará seguro, pelo que haverá muito para contar do que se passar nos quatro subcampos, que,m desta vez terão nomes de alguns dos fundadores do Agrupamento n.º 697: "Almeida", "Batista", "Moura" e ""Rainho".
Para iniciar esta atividade estarão as velhas glórias do Futsal de Rossio ao Sul do Tejo e que foram os fundadores deste magnífico clube, que tantas alegrias nos dá.
Eu não faltarei! Até lá recebam uma canhota firme e sentida deste vosso amigo
Lobo dos Mourões
Sem comentários:
Enviar um comentário