Joti – O Mundo ao pé de ti!
Com o tema sugestivo,“De que tamanho é o teu mundo?”, no passado fim de semana de 20 e 21de outubro, decorreu o Jota-Joti, na Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo, uma atividade de âmbito mundial, que já conta com cinquenta e cinco edições. Inicialmente, este encontro Mundial, que coloca em contacto escuteiros dos mais diferentes recantos do “nosso” planeta, apenas acontecia via rádio. No entanto, com o avanço e generalização das Tecnologias de Informação Comunicação, a partir de 1997, ao “Jamboree no ar” acrescentou-se o “Jamboree na Internet” pelo que, atualmente, os dois são realizados em simultâneo.
Na gíria escutista o termo Jamboree significa
encontro de escuteiros, mas tinha outros significados para Baden-Powell, fundador do Escutismo:
“Jamboree” seria a união de "jam", que em inglês significa compota, uma mistura de açúcar e frutos e que no escutismo assumiria o significado de mistura de povos e culturas, provocada pelo vento "boree".
A mesma palavra também seria um termo Zulu que significaria "encontro oficial dos chefes das tribos" ou apenas "encontro de pessoas".
Na gíria americana a palavra jamboree significa "divertimento ruidoso", "folia" ou "farra" e foi a partir de 1920, após Baden-Powell a ter usado para denominar um “colossal” encontro de escuteiros, que esta palavra começou a entrar nos dicionários e sempre associada ao escutismo.
Já em linguagem “Swahili” (África), "jambo" significa "olá", sendo que "jamboree" poderia significar um ajuntamento de pessoas saudando-se umas às outras e foi isso mesmo que, “arranhando” a língua inglesa, francesa e até o universal “portanhol”,os escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo estabeleceram centenas de contactos, durante 48 horas, initerruptas.
Deste modo participaram na maior atividade escutista mundial, tanto sob o ponto de vista da abrangência territorial, como do número de escuteiros participantes. A sua dimensão universal é reconhecida pelo seu valor educativo, sobretudo na vertente da “formação do cidadão do mundo e da construção da paz”.
Acampados no pátio da escola e respeitando uma escala de serviço, que os colocava, dia e noite, em comunicação com o Mundo” os jovens ecsuteiros foram preenchendo mapas e planisférios com alfinetes de cabeça colorida sinalizando os locais onde se encontravam os escuteiros a quem tiveram o prazer de dizer “olá”, “hola”, “hello”, “hei”, “hallo”, “hallá”, “hoi”,“salve”…
Paralelamente, as patrulhas aproveitaram o tempo para se reorganizarem e afinarem pormenores de funcionamento nos diferentes grupos: Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros.
O ano escutista promete
e são atividades como esta se clarificam os valores da relação humana e que desenvolvem
o espírito de compreensão e de colaboração entre os povos, em que se realça tudo
aquilo que nos une de forma a contribuir para a construção de um mundo melhor,
justo e solidário.
Vamos em frente!
Estamos unidos.
“Hasta outra”!
Uma canhota
firme e sentida
Lobo dos Mourões
Sem comentários:
Enviar um comentário