domingo, 28 de outubro de 2012

Joti - O Mundo ao pé de ti!


 
Joti – O Mundo ao pé de ti!
 
 
Com o tema sugestivo,“De que tamanho é o teu mundo?”, no passado fim de semana de 20 e 21de outubro, decorreu o Jota-Joti, na Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo, uma atividade de âmbito mundial, que já conta com cinquenta e cinco edições. Inicialmente, este encontro Mundial, que coloca em contacto escuteiros dos mais diferentes recantos do “nosso” planeta, apenas acontecia via rádio. No entanto, com o avanço e generalização das Tecnologias de Informação Comunicação, a partir de 1997, ao “Jamboree no ar” acrescentou-se o “Jamboree na Internet” pelo que, atualmente, os dois são realizados em simultâneo.
Na gíria escutista o termo Jamboree significa encontro de escuteiros, mas tinha outros significados para Baden-Powell, fundador do Escutismo:

 

“Jamboree” seria a união de "jam", que em inglês significa compota, uma mistura de açúcar e frutos e que no escutismo assumiria o significado de mistura de povos e culturas, provocada pelo vento "boree".
A mesma palavra também seria um termo Zulu que significaria "encontro oficial dos chefes das tribos" ou apenas "encontro de pessoas".
Na gíria americana a palavra jamboree significa "divertimento ruidoso", "folia" ou "farra" e foi a partir de 1920, após Baden-Powell a ter usado para denominar um “colossal” encontro de escuteiros, que esta palavra começou a entrar nos dicionários e sempre associada ao escutismo.
Já em linguagem “Swahili” (África), "jambo" significa "olá", sendo que "jamboree" poderia significar um ajuntamento de pessoas saudando-se umas às outras e foi isso mesmo que, “arranhando” a língua inglesa, francesa e até o universal “portanhol”,os escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo estabeleceram centenas de contactos, durante 48 horas, initerruptas.
Deste modo participaram na maior atividade escutista mundial, tanto sob o ponto de vista da abrangência territorial, como do número de escuteiros participantes. A sua dimensão universal é reconhecida pelo seu valor educativo, sobretudo na vertente da “formação do cidadão do mundo e da construção da paz”.
 
 
 
Acampados no pátio da escola e respeitando uma escala de serviço, que os colocava, dia e noite, em comunicação com o Mundo” os jovens ecsuteiros foram preenchendo mapas e planisférios com alfinetes de cabeça colorida sinalizando os locais onde se encontravam os escuteiros a quem tiveram o prazer de dizer “olá”, “hola”, “hello”, “hei”, “hallo”, “hallá”, “hoi”,“salve”…
Paralelamente, as patrulhas aproveitaram o tempo para se reorganizarem e afinarem pormenores de funcionamento nos diferentes grupos: Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros.
 


O ano escutista promete e são atividades como esta se clarificam os valores da relação humana e que desenvolvem o espírito de compreensão e de colaboração entre os povos, em que se realça tudo aquilo que nos une de forma a contribuir para a construção de um mundo melhor, justo e solidário.
Vamos em frente! Estamos unidos.
“Hasta outra”!
Uma canhota firme e sentida
Lobo dos Mourões
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Como já vem sendo hábito, o Agrupamento de Escuteiros n.º 697 do CNE, de Rossio ao Sul do Tejo colaborará com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) participando no Peditório Nacional nos dias 1, 2, 3 e 4 de Novembro de 2012. 
 
Os fundos angariados anualmente permitem à LPCC cumprir os seus objectivos e são a garantia de continuidade dos diversos projetos, como: Apoio ao doente oncológico e familiares, Promoção da Educação para a Saúde do público, Rastreio do Cancro da Mama (através do Programa Nacional de Rastreio da LPCC), Cuidados Paliativos e/ou domiciliários, apoio psico-emocional, Investigação Científica e Formação de Profissionais de Saúde.

domingo, 21 de outubro de 2012


Aqui estão as Patrulhas da

Expedição de Santo António 2012/2013
(29 elementos)
Patrulha Mocho (8) 4 - 4

Ana Rita Mendes
Filipa Neto
Margarida Alexandre
Rita Marques 
Kevin Navalho
Miguel Paulo
Rita Mendes
Duarte Belfo
 
Patrulha Falcão(8) 4 - 4
João Morgado
Maria Inês
Catarina Oliveira
Margarida Prates
Carolina Rita
Pedro Paulo
Afonso Marques
Dinis Lopes
 
Patrulha Esquilo (7) 0-7 
Thalles Oliveira
Tiago Sousa
Guilherme Alves
Diogo Graça
João Paulo
Duarte Assunção
Duarte Vicente


Patrulha Raposa (7) 4-3

Sofia Oliveira
Joana Fangana
Rita Estrela
Beatriz Branco
João Barrento
Igor Gaspar
António Mendes
-------«»------- 
Dirigentes (5)
Américo Pereira
Vitor Almeida
Célia Cardoso
Flávio Arteias
 Jaime Cardoso

sábado, 20 de outubro de 2012

Trilhos Educativos

Neste sítio da Internet, pertença da Junta Regional de Leiria poderás encontrar tudo sobre os trilhos do novo Programa Educativo e algumas possibilidades de oportunidades educativas.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Joti 2012

O JOTI, já está aí!

Olá bravos e destemidos Exploradores!
O JOTI já está aí à porta! É preciso prepararmo-nos para regressarmos às atividades... que é o que todos gostamos mais!
Na próxima semana teremos de preparar tudo o que necessitamos para podermos acampar no pátio da Escola Básica do Rossio, nos dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2012, com o máximo de conforto.
Como já sabeis têm uma lista de material disponível no nosso blog, no "Painel de Suporte", que vos poderá ajudar na arrumação da mochila. Para além disto, na próxima Reunião de Expedição terão de pensar nas refeições a confecionar durante a atividade, para que os cozinheiros se preparem devidamente.
Qualquer dúvida ou ideia alternativa exponham-na no mensageiro rápido. Passaremos por cá mais vezes!
Eis o Horário Proposto, para o JOTI:
  
Dia 19 de outubro de 2012 – sexta-feira
A partir das 21h-  Início do acampamento para os Exploradores, Pioneiros e Caminheiros.
       - Início do Conselho de Agrupamento
24h- JOTA-JOTI
- Têm início os contactos no JOTI e manter-se-ão até domingo, ininterruptamente
(Quem tiver e puder deverá levar portáteis individuais)
Dia 20 de outubro de 2012 – sábado
8h- Alvorada
9h- Chegada da Alcateia
9h30m - Concentração no pátio do Centro Escolar (Todos)10h30m – Atividades de secção
12h30m – Almoço (levar de casa)
15h - Reuniões e atividades de secção para organização e planificação do ano escuta
18.30 h – Reunião de Piedade (Será antecipada para este dia)

19h - Jantar (Combinar na Alcateia, Patrulha, Equipa e no Clã)
22h - Animação de campo com todas as secções


Dia 21 de outubro de 2012 – domingo

8h - Alvorada
9h30m- Atividades de secção
(Preparação dos trilhos educativos)

12h30m - Almoço (
Combinar na Alcateia, Patrulha, Equipa e no Clã)
14h- Desmontagem e arrumações
15h - Encerramento da atividade
Preço da atividade - (Combinar nas secções)


NOTA: Este programa poderá ser alterado, até ao dia do início da atividade.

Boa Caça!!!

Aguardamos a tua inscrição no Mensageiro Rápido.

Já inscritos: 4 D 17 E

Chefe Américo Pereira
"Chefe" Flávio Areias
"Chefe" Célia Cardoso
"Chefe" Jaime Cardoso

Ana Rita Mendes     PM
Carolina Rita           PM
João Paulo               PM
Marg. Alexandre     PM
Margarida Prates    PM

João Morgado          PF
Rita Estrela              PF

Joana Fangana         PF
Pedro Paulo              PF
Diogo Graça             PF
Ana Catarina           PF
Afonso Marques      PF
Igor Gaspar             PF
Afonso Marques      PF

Miguel Paulo           PE
Ana Sofia                 PE
Tiago Sousa             PE

domingo, 14 de outubro de 2012

Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo:
Na Feira dos Sonhos!

 
No dia 14 de outubro, debaixo de um céu cinzento e bem borrifado, os Exploradores do Agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo regressaram às suas já famosas Feiras da Horta, no Largo da Igreja.
As manhãs em que há "Feiras da Horta" estão sempre cheias de rotinas:
Os carros param antes do "Túnel" e deles saem os jovens escuteiros bem fardados e carregados de sacos atolados de frutas, hortaliças ou bugigangas.
Para muitos é a Feira da Horta, que há uns anos os Escuteiros do Rossio instituíram, como uma das principais iniciativas de angariação de fundos. No entanto, para eles é, também, um portão para os seus sonhos e desejos. É a melhor forma de poderem minimizar as despesas com suas atividades, única forma de poderem participar na maioria delas.
 
 
 
 
De imediato entram na Pastelaria Tágide e no Café Túnel" ali ao lado, para "recrutarem" umas mesas que colocam, estrategicamente, à porta da igreja, em dia de missa. Desta vez, o Sr. António não abriu o seu supermercado, uma das minas exploradas pelos escuteiros e onde normalmente recolhem sacos de plástico, para os seus fregueses levarem os produtos adquiridos.
Os que passam compram e levam. Os que vão à missa compram e deixam ficar para quando esta terminar. Não ficaria muito bem, a ninguém, entrar na igreja com um saco a abarrotar de dióspiros ou de couves galegas!
Quando a venda começa, começa, também, o problema dos trocos. Aí é vê-los correr em busca de moedas de porta em porta e de bolso em bolso, pois o cliente é que não pode esperar.
Um a um os produtos vão saindo das mesas e ficam então as moedas, que são contadas mil e uma vezes para nada falhar.


As conversas ainda recordam os  acontecimentos do dia anterior.
"-Já temos Chefe Regional!!!"
Para muitos até poderia ser um assunto banal e perfeitamente normal, mas para os escuteiros da Região de Portalegre e Castelo Branco era um acontecimento histórico.
Depois de tantos anos órfã de Chefe Regional, eis que tal como se esperava que D. Sebastião regressasse numa manhã de nevoeiro, o Chefe Paulo Silva emergiu do vazio e ousou encabeçar uma equipa, exclusivamente, de gente Abrantina, numa tática de 1-2-2-1 (um de Abrantes, dois da Chainça, dois de Rossio ao Sul do Tejo e um das Mouriscas).
"Foi um dia tão importante, que até o Chefe Nacional veio à cidade de Abrantes!" - recordava o Pedro, que era muito observador - ...e o bispo e a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Abrantes..."
 
A primeira banca já nada tinha, sem que se desse por isso. Os locais gostam dos escuteiros e participam em todas estas iniciativas com gosto e dedicação.
No final destas feiras, quando as portas da igreja se fecham, confirmando não haver mais ninguém lá dentro, os escuteiros pegam nos sacos dos produtos por vender e lá vão vendendo de porta em porta até só restar dinheiro nos sacos.
-Este ano quero ir aos Picos da Europa!- Afirmava um escuteiro enquanto tentava vender seis cenouras a um primo seu.
Quando o largo sossega lá retornam a casa com o orgulho do dever cumprido.
-Da próxima vez trago mais laranjas... - Ainda ouvi um dos mais pequenos afirmar.
Até lá fiquem com uma canhota firme e sentida deste vosso amigo
Lobo dos Mourões

sábado, 6 de outubro de 2012

Feira da Horta  //  Feira do Uniforme
 

No próximo domingo regressaremos ao Largo da Igreja para realizar a nossa já tradicional Feira da Horta, a primeira do ano escutista de 2012/2013.
Desta vez também venderemos ou trocaremos algumas peças do uniforme, que já não usamos e que poderão ser úteis para outros escuteiros, que delas precisem!
Vai reunindo os legumes e hortaliças da horta; bolos e compotas e selecionando as peças de uniforme que já não te farão falta.
Vamos lá?

Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues