Dia Regional de Exploradores:
Como se promove uma região!?
Entre os dias 3 e 5 de junho de 2011, perto de sessenta Exploradores de seis Agrupamentos da Região de Portalegre e Castelo Branco (Abrantes, Castelo Branco, Cebolais de Cima, Rossio ao Sul do Tejo, Santa Margarida e Tramagal) concentraram-se no Campo de Atividades António Moreno, em Abrantes, para participarem no Dia Regional do Explorador, que tinha como tema "O Ambiente" e como lema "...em busca de um ambiente melhor!".
Porque de ambiente se tratava e por este se encontrar diretamente relacionado com a natureza, vários coelhos bravos serviram de rececionistas à chegada dos escuteiros. De orelhas erguidas e bem esticadas observaram todos os movimentos dos atarefados escuteiros carregando tendas e mochilas monte abaixo até aos socalcos que lhes foram reservados.
Uma pequena surpresa o excelente trabalho já ali desenvolvido pelos escuteiros do agrupamento anfitrião. Uma colina verdejante sobre o rio Tejo, com uma vista privilegiada em redor, bem estruturada e arranjada.
Recolheram os coelhos às suas tocas ao anoitecer para dar lugar ao coaxar das rãs dos poços e tanques existentes em campo. Ao longe o som da água revolta no açude completava o som maravilhoso de uma noite bem dormida.
A manhã de sábado levou os Exploradores à Feira da Ladra, no centro de Abrantes, para paralelamente animarem a “Feira do Ambiente”, onde venderam vários produtos construídos por eles, com imaginação e a criatividade, utilizando materiais reutilizados, como forma de reduzir os lixos, protegendo os recursos naturais.
À tarde foi a vez do raid (jogo do ambiente) que dispersou os jovens escuteiros do Castelo de Abrantes até à margem norte do Aquapólis, que só se voltaram a reunir na Igreja de São Vicente, ao final da tarde, para a Eucaristia presidida pelo Cónego José da Graça.
Foi um momento que registou algo cada vez menos habitual e que poderá ser um prenúncio da mudança desejada, na Região de Portalegre e Castelo Branco: a promessa de três novos dirigentes do Agrupamento local, dos quais, dois trocaram os lenços de Caminheiros pelos de Dirigentes.
O Fogo de Conselho encerrou o dia com a habitual animação perante o olhar atento de alguns familiares, que se deslocaram ao acampamento para testemunharem a felicidade dos intervenientes.
Aos poucos, o burburinho das conversas nas tendas foi dando lugar ao silêncio e aos sonhos que passaram em revista as atividades do dia.
No domingo, último dia do Regional de Exploradores da nossa região os jovens escuteiros reuniram-se no Parque Urbano de São Lourenço, onde competiram e experimentaram mais alguns jogos divertidos.
Como tudo o que é bom passa depressa, rapidamente se chegou ao final da atividade.
A Patrulha Cobra, de Rossio ao Sul do Tejo arrecadou dois dos quatro prémios em disputa, com as vitórias no Jogo do Ambiente e na classificação geral. Os outros dois foram para Castelo Branco, pela vitória na “Luta pela Água” e para Abrantes pela vitória na “Feira do Ambiente”.
No final, todos regressaram a casa cansados, mas felizes e desejosos de novas experiências, de preferência com organizações como esta. Parabéns ao Agrupamento n.º 172 de Abrantes, que reforçou a convicção de muitos de nós, que é possível “fazer coisas bonitas” na Região de Portalegre e Castelo Branco e, também, parabéns aos Agrupamentos participantes que conseguiram evitar a decisão mais fácil, que seria não participar nesta atividade regional. Por mais razões que existam e que nos condicionem, só deste modo que se poderá promover uma região!
Uma canhota firme e sentida
Lobo dos Mourões
Sem comentários:
Enviar um comentário