O Grupo Explorador de Santo António do Agrupamento de Escuteiros n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo registou, uma das maiores enchentes de sempre, numa Noite de Fados, nesta localidade no passado dia 30 de Abril,.
A Cantina do Centro Escolar local foi pequena para acolher todos os que quiseram, marcar presença neste evento onde se assinalava o regresso do popular fadista, João Guiomar aos palcos da sua terra, depois da intervenção cirúrgica a que foi submetido.
O cartaz repetia fadistas da anterior edição, neste mesmo lugar, em resultado da boa impressão deixada em todos os que tiveram oportunidade de os escutar. Para ajustar o cartaz juntou-se aos fadistas João Guiomar, Tina Jofre e Casimira Alves, o Diogo Manata que interpretou um género musical próprio da zona do Mondego: o Fado de Coimbra.
Este quatro excelentes interpretes foram sabiamente acompanhados à guitarra por Joel Coelho e Francisco Carvalho e superiormente apresentados por Raul Caldeira, que não deixou de declamar algumas poesias “Ribatejanas”, como só ele sabe fazer.
O Grupo Explorador de Santo António, principais interessados no êxito desta iniciativa, com vista ao financiamento da sua Grande Aventura nos Açores, que se realizará em Julho apresentou-se em peso e não deixou de presentear o público com o seu conhecido grito de secção “O Haka dos Exploradores”.
João Guiomar escolheu esta oportunidade para estrear o seu novo fado “Voltei à Minha Cidade” da autoria de Américo Pereira, professor na Escola de Rossio ao Sul do Tejo e que relata a situação vivida pelo próprio fadista, durante os últimos anos, devido ao problema de saúde que o afectou.
O público comoveu-se com a interpretação da canção e manifestou-o aplaudindo de pé, no final desta. Apesar de ser a segunda vez, em dois meses, que se realizava uma Noite de Fados em Rossio ao Sul do Tejo, muitos foram os que questionaram e solicitaram a organização da terceira edição de 2010.
Este facto levou os professores da Escola de Rossio ao Sul do Tejo a considerarem a realização de uma Noite de Fados, como forma de angariarem fundos a favor da viagem, que normalmente organizam no final do ano lectivo, com a duração de dois dias e com a participação de alunos, professores e Auxiliares.
Tal como os Escuteiros do Rossio, do pensamento à realização, a Escola de Rossio ao Sul do Tejo, também não costuma perder muito tempo. Preparem-se, pois para a terceira Noite de Fados, deste ano já com data marcada 28 de Maio de 2010.
Infelizmente, a noite ficou marcada com um encerramento “trágico”: Uma senhora caiu nas escadas de acesso à Cantina e ao Centro de Recursos e depois de receber assistência no Hospital de Abrantes, ainda foi transportada para Lisboa onde foi observada no Hospital de Santa Maria.
Felizmente já se encontra bem e em sua casa em Rossio ao Sul do Tejo.
Uma canhota firme e sentida
Lobo dos Mourões
1 comentário:
Muito Obrigado pelas simpáticas palavras referentes á minha pessoa. Espero ter contribuido para mais uma noite em que afinalidade era, essencialmente, reunir algum dinehiro para a Vosasa Aventura. Bem Hajam e estarei sempre ao dispor. Um Abraço Amigo do Caldeira.
Enviar um comentário