De manhã, mesmo contrariando a chuva, os escuteiros do Agrupamento de Rossio ao Sul do Tejo reuniram-se à porta da Junta de Freguesia, prontos para "limpar Portugal" e começaram, logo ali, pela marginal.
Mesmo tendo consciência que a sua freguesia é das mais limpas do Concelho de Abrantes iniciaram esta campanha, com uma grande vontade de a tornar ainda melhor.
Ninguém hesitou perante o lixo! Exploradores, Pioneiros, Caminheiros e dirigentes deram as mãos ao Mundo começando por limpar o seu "cantinho", dentro da lógica de que "se cada um limpar um bocado, o Mundo sairá beneficiado".
Lado a lado com funcionários da Câmara Municipal de Abrantes, que trouxeram máquinas de grande porte; com o Senhor Vereador Manuel Jorge Valamatos, que não se esqueceu da terra onde cresceu e reside; com o Presidente da Junta de Freguesia local, Luís Valamatos, que foi o primeiro a sujar as luvas, os escuteiros lá foram recolhendo todos os objectos encontrados.
Incrédulos constataram, que de tudo havia um pouco: garrafas, plásticos, restos de esferovite, brinquedos, roupas, frigoríficos, baterias, pára-choques, loiças de casas-de-banho, colchões, fraldas "recheadas", pneus e mais pneus, entulho de obras...
Este é o mundo em que vivemos!
O trabalho foi ardo! E quando o camião da Câmara Municipal rumou ao aterro sanitário, completamente carregado de materiais recolhidos, entrou ao serviço a pequena carrinha da Junta de Freguesia.
"Gemendo" com o peso da carga, os pneus quase rebentaram mas, sem alternativa, aguentaram...
Quando já não tinham mais espaço onde meter os resíduos encontrados, todos regressaram a suas casas, com a consciência, do dever cumprido mas, também, sem esquecer, que ainda há muito por fazer...
Mas nem o almoço tiveram tempo de digerir e já rumavam a Alferrarede onde foram participar na iniciativa "Um Dia Pela Vida". Os Lobitos já lá se encontravam desde manhã.
No palco dançaram e cantaram integrados em grupos de escolas e colectividades.
Os "Arrefinfa na Bilha" também actuaram. Este grupo de percussão, cujos instrumentos são materiais reutilizados pertence à Turma D da Escola de Rossio ao Sul do Tejo, à turma do professor (chefe) Américo Pereira.
São vários os Lobitos do Agrupamento n.º 697, que integram este grupo musical e que se apresentaram nesta iniciativa cheios de vontade de, também eles, pequeninos, poderem ajudar.
Foi um dia cheio de vida e de solidariedade, em que a saudade e a realidade nos fez pensar e juntar. O pavilhão teve a maior enchente que há memória.
O Mundo é assim... como o conhecemos, mas poderia ser muito melhor, se todos os dias experimentássemos fazer um pouco do que fizemos no dia 20 de Março de 2010.
No dia em que acalentámos os nossos corações, ajustando-os à Primavera! Temos que procurar "esticar" esta estação, ao longo das nossas vidas!
Tu estiveste lá? Então não te fiques pela fotografia! Sim, nós passámos a ter mais esta missão, como obrigação!
Uma canhota firme e sentida
Lobo dos Mourões
Sem comentários:
Enviar um comentário