(20 de Agosto de 2009 às 16:36h)
ACAREG 2009 termina em festa
Cerca de duas centenas de jovens escuteiros católicos e dirigentes viveram, de 3 a 9 de Agosto, a festa do ACAREG 2009 – XIV Acampamento Regional da Região de Portalegre e Castelo Branco do Corpo Nacional de Escutas, que decorreu no Parque de Ciência Viva de Constância, organizado pela Junta Regional de Portalegre e Castelo Branco e o Agrupamento 707 de Santa Margarida.
Os participantes, oriundos de nove dos 18 agrupamentos da Região de Portalegre e Castelo Branco do Corpo Nacional de Escutas, nomeadamente Portalegre, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Sertã, Abrantes, Tramagal, Cebolais de Cima, Rossio ao Sul do Tejo e Chainça, viveram esta iniciativa sob o lema “Viver a Natureza… Participando!”.
O acampamento ficou pintado com os lenços amarelos dos lobitos (jovens entre os 6 e 10 anos), os lenços verdes dos exploradores (jovens entre os 10 e 14 anos), e dos lenços azuis (jovens entre os 14 e 18 anos) e lenços vermelhos (jovens entre os 18 e os 22 anos), de Constância.
A presença de D. Antonino Dias, bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, que presidiu à Eucaristia, coadjuvado pelos padres Martinho Mendonça, Ilídio e António Castanheira, foi um dos pontos altos do ACAREG 2009. No dia 8 de Agosto, a cerimónia religiosa realizou-se no acampamento, tendo sido assistida por todos os escuteiros, pais e familiares.
Numa breve mensagem dirigida aos jovens escuteiros, o bispo sublinhou o lema do acampamento e exortou os escuteiros a serem cada vez mais exemplo na preservação da natureza.
Refira-se ainda que, na cerimónia de abertura, realizada na manhã do dia 4 de Agosto, estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Constância e das Juntas de Freguesia de Constância, Santa Margarida e Montalto, que se congratularam com a presença dos escuteiros na região.
Segundo a organização, esta foi “uma verdadeira festa de convívio e fraternidade escuta foi o que aconteceu numa semana em que a aventura e o contacto com a natureza foram uma constante”.
Visitas a Constância, ao Castelo de Almourol, ao Centro de Interpretação Ambiental, à Santa Casa da Misericórdia de Constância, observações nocturnas no Centro de Ciência Viva, prática de canoagem, construção de jangadas, raides pela natureza, ateliers vários, elaboração de um jornal de campo, foram algumas das actividades em destaque no acampamento, onde os escuteiros também demonstraram algumas técnicas aprendidas ao longo do ano escuta (pioneirismo, topografia, navegação e cozinha).
A cerimónia de encerramento, dia 9 de Agosto, contou com a presença do Chefe Nacional do CNE e foram entregues os prémios aos bandos, patrulhas e equipas que mais se destacaram no ACAREG 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário