sábado, 11 de julho de 2009

Escuteiros do Rossio:
Uma “Noite de Fados” recheada de emoções!

No dia 10 de Julho de 2009, o Agrupamento de Escuteiros n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo realizou, mais uma das suas actividades de angariação de fundos. Desta vez, com o objectivo de cumprir uma das etapas do método escutista, o método de projecto, que responsabiliza cada escuteiro pelo auto-financiamento das suas próprias actividades, juntou um grupo de fadistas e guitarristas, que demonstraram bem, porque são reconhecidos nesta área musical e cultural.
Para completar a moldura humana, no Salão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, amavelmente cedido pelo Senhor Padre Sebastião, compareceu um público fiel a esta tradição popular e solidário com os jovens escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo.
Para abrir a noite de fados, ao som da guitarra de Luís Grácio e da viola de Joaquim Ervideira apresentou-se Nuno Pico, que de imediato arrebatou e prendeu o público conseguindo provocar, naturalmente, o aquecimento das vozes, dos muitos “fadistas de chuveiro” presentes!
A seguir e talvez por esta iniciativa se realizar num salão paroquial foi a vez do “baptismo” de Ana Filipa que, apesar de já ter cantado e encantado durante muitos anos, integrando diferentes projectos musicais, como o referiu João Carneiro, o apresentador, fê-lo, pela primeira vez, acompanhada pelos sons melodiosos da guitarra portuguesa.
Em boa hora o fez, pois deixou a certeza em quantos a escutaram, que temos mais uma “voz do fado” na região.
“Jogando” em casa, ou melhor cantando na sua terra, João Guiomar desequilibrou as emoções dos “rossienses”, recordando, a cada momento, pessoas e histórias do passado recente, desta simpática comunidade. O fado é mesmo assim, desde a sua origem, pois o fadista canta o sofrimento, a saudade de tempos passados, a saudade de um amor perdido, a tragédia, a desgraça, a sina e o destino, a dor, o ciúme e o amor, a noite, as sombras, a cidade, as misérias da vida, critica a sociedade... Enfim… provoca variadíssimas emoções!
Que o diga Manuela Pais que de assistente se viu transformada em fadista, a convite de João Guiomar para cantar “O xaile da minha mãe” de Amália Rodrigues.
Conhecendo a maioria das pessoas presentes no salão, João Guiomar até conseguiu, com as suas introduções e narrativas, algumas “invasões de campo”, em sinal de agradecimento, pelas reminiscências do passado provocadas.
Finalmente chegou a vez de Rita Inácio que, com a sua voz doce e melancólica voltou a serenar e a maravilhar o público presente, rendido a este género musical, que já acompanha as tradições do povo português, desde início do século XIX.
A noite terminou com estes quatro magníficos fadistas a interpretarem “O fado mora em Lisboa” deixando uma evidência clara, no pensamento de cada um dos presentes:
A necessidade de continuar a organizar eventos deste género. Já sabemos onde encontrar guitarristas, fadistas, público, vinho apaladado, bom chouriço e um caldo-verde divinal, confeccionado por amigas do “fado cozinhado”: Laurinda, Esperança e Cristina.
Estão de parabéns os escuteiros que em boa hora promoveram esta iniciativa, proposta pelos pais do explorador João Carneiro.
E porque “o escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros escutas” importa realçar o comportamento exemplar daqueles escuteiros que, embora trabalhando durante toda a noite, não participarão no Acampamento Regional, apenas quiseram auxiliar os seus irmãos escutas na consecução dos seus objectivos. São estes gestos com sentido, que nos ajudam a crescer! Parabéns!
Uma canhota firme e sentida para todos os que colaboraram na realização e dinamização desta terceira “Noite de Fados” dos escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo!
Lobo dos Mourões

2 comentários:

João Guiomar disse...

Foi sem dúvida uma das noites bonitas do Rossio. Penso mesmo que após aquela apotótica e longínqua aventura do Teatro Revista, esta foi uma iniciativa que congregou muitos Rossienses, que não têm hipóteses de participar destes eventos... É com estas iniciativas que se faz comunidade e família! Está de parabéns o Agrupamento 697, mas de modo particular os exploradores, o chefe Américo e também a Anabela Almeida, o Paulo Carneiro e o pequeno João.
Da minha parte direi sempre presente aos convites da minha terra... Abraço
João Guiomar

Anónimo disse...

Olá João
Obrigado pelo teu comentário e pela tua disponibilidade.
Como já tivemos oportunidade de conversar, talvez em Setembro/Outubro façamos uma iniciativa de angariação de fundos para a construção da nova sede do nosso Agrupamento de escuteiros, tipo "Canções & Recordações" e então voltaremos a falar e a convidar os nossos amigos mais próximos!!!
Uma canhota firme e sentida
Chefe Américo Pereira

Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues