quinta-feira, 19 de maio de 2016

Escapadinha dos Mourões

XIII Escapadinha dos Mourões



Espanta maus presságios!

A “história” poderia começar assim:
Era uma sexta-feira, dia 13 de maio de 2016, e no Hipódromo dos Mourões, em Rossio ao Sul do Tejo, realizava-se a 13ª Escapadinha dos Mourões. Um gato preto corria indiferente pelo relvado do Hipódromo dos Mourões, ainda há pouco tempo aparado. Chovera toda a semana e a chuva continuava a ameaçar no horizonte. O Rio Tejo corria, cheio e a seu belo prazer, leito abaixo, em direção ao mar ameaçando as populações ribeirinhas, com as suas famosas e temíveis cheias… mas nada nem ninguém, presságio algum ou mesmo “mau-olhado” impediria o sucesso de mais uma Escapadinha dos Mourões.







Aos poucos, oriundos de vinte localidades diferentes, os jovens escuteiros do Corpo Nacional de Escutas, acompanhados pelas suas equipas de animação (perto de seiscentos e cinquenta elementos), foram chegando ao “Aquapólis Sul” e montando, alinhadas, as suas tendas, que como sempre ajudaram a colorir a paisagem da margem sul do rio Tejo. Uma a uma, também as bandeiras dos vinte Agrupamentos de Escuteiros presentes (Torres Novas, Proença-a-Nova, Ponte de Sor, Mouriscas, Tramagal, Idanha-a-Nova, Almeirim, Barquinha, Cebolais de Cima, Azeitão, Rossio ao Sul do Tejo, Alcanena, Ferreira do Zêzere, Oleiros, Várzea, Benfica do Ribatejo, Golegã, São João da Ribeira, Meda e São João de Ver), daqueles que levam a sério o sentido da Escapadinha dos Mourões ("Os amigos não procuram razões para não participarem, mas qualquer pretexto lhes serve, para se reencontrarem!") foram sendo içadas em outros tantos postes brancos ali colocados para o efeito. Porém, desta vez, ao som do Hino Nacional subiram ao topo e voltaram a descer fixando-se a meia haste, em sinal de luto, pelo falecimento do Dirigente João Fragoso, de 43 anos de idade, do Agrupamento de Escuteiros de Almeirim, que ocorrera dois dias antes e em solidariedade para com os escuteiros deste Agrupamento que, apesar desta infeliz fatalidade, mantiveram a intenção de participar no acampamento e ainda ousaram trazer o filho do malogrado dirigente.
Mais uma vez o imaginário da atividade se voltava para o Rossio ao Sul do Tejo e a sua história. Este ano foram contempladas as leiteiras e o Ti Abel das Vacas.
(Reunindo os imaginários de todas as Escapadinhas dos Mourões temos a História de Rossio ao Sul do Tejo.)







Os sub-campos apresentavam nomes de antigas leiteiras locais: Balalaica, Lérias, Rasteira e Mingote, mas na hora de receber as lembranças, apenas compareceu, já com algumas dificuldades aparentes, o Sr. Guilherme Anastácio, filho do "Ti Abel das Vacas", um dos personagens do imaginário adotado.
As crianças mais pequenas, os Lobitos, participaram em muitas atividades que foram orientadas e dinamizadas no Aquapólis Sul.
Os Exploradores, em homenagem ao centenário da Cidade de Abrantes, partiram em direção à margem Norte, subindo ao Outeiro de São Pedro e terminando no Kartodromo, ao volante de um "Kart".
A animação foi uma nota dominante, como é apanágio na "Escapadinha dos Mourões" desde a sua primeira edição.
Desta vez o Chefe Américo teve a preciosa ajuda do Pioneiro João Morgado, que agarrou muito bem as funções que lhe foram atribuídas, na animação geral de campo.
Em relação aos prémios, que num contexto como este em que a amizade a todos envolve, é o que menos importa, pela primeira vez, em dois anos seguidos, uma patrulha, a Pantera do Agrupamento n.º 1213, de São João da Ribeira, venceu o "Varino Dourado". A sua guia, Sofia Rocha, já se tornou famosa por soltar as suas lágrimas na hora de receber o troféu. Em coro já todos gritavam "Chora, chora, chora..."
O segundo "Varino Dourado" foi entregue ao Bando Ruivo, do Agrupamento de Escuteiros de Idanha a Nova.
Foi com esta felicidade estampada na face e, sobretudo, na alma e no coração, que todos se despediram e rumaram a suas casas. Esta felicidade também estava estampada em cada elemento da organização, principalmente nos elementos do Conselho Permanente de Pais, que asseguram as refeições, segurança e higiene das "Escapadinhas dos Mourões", e dos patrocinadores, que veem os seus apoios bem aplicados na felicidade destes jovens.





Mais uma vez a Sofalca brindou os visitantes com pequenas obras de arte esculpidas em cortiça.
Para alguns foi a sua última Escapadinha dos Mourões, pois atingiram o limite de idade. No próximo ano já serão Pioneiros e terão outras aventuras para desfrutarem e serem felizes, mas também há aqueles que já marcaram o seu regresso no próximo ano para a "XIV Escapadinha dos Mourões" e os que, mudando de residência, já querem ver assegurada a participação do Agrupamento dessa área, pois no próximo ano também não poderão falhar.
Tal como na cerimónia de abertura o Chefe Regional de Portalegre e Castelo Branco também marcou presença na sessão de encerramento, para saudar todos os escuteiros participantes e foram dele as palavras que melhor definem a Escapadinha dos Mourões:
"Esta é uma atividade escutista marcante e que engrandece a Região de Portalegre e Castelo Branco!"
Também o Senhor Vereador da Câmara Municipal de Abrantes, Luís Dias, teceu fortes elogios a esta atividade, que tantos jovens e crianças reúne em Abrantes.
Por mim podem fazer mais "Escapadinhas dos Mourões" que eu lá estarei para dizer como foi, nem que seja na aprazível esplanada contigua.
Para todos aqui fica uma canhota firme e sentida deste vosso amigo, que nunca vos esquecerá, esteja onde estiver e faça o que fizer! Nas Escapadinhas dos Mourões estaremos unidos nas boas recordações!

Lobo dos Mourões














Sem comentários:

Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues