No fim de semana de 22 e 23 de novembro de 2014, Abrantes recebeu, mais uma vez, um curso de guias e de funções, que tem por sigla "A.D.U.F.E." - Atividade De Unificação e Formação Escutista, da Região de Portalegre e Castelo Branco.
Com o apoio dos simpáticos militares do Quartel de Abrantes, os cerca de 180 escuteiros puderam reforçar e sistematizar, ainda mais, os seus conhecimentos de escutismo, com particular destaque para as funções que cada um exerce na organização in...terna da sua patrulha.
Luna do Mar, que é o personagem principal dos Exploradores no jogo "Visão 360º, proposto pelo Corpo Nacional de Escutas aos escuteiros do CNE acompanhou-os sempre durante estes dois dias.
No caso da secção dos Exploradores, para além dos formadores da Equipa de Animação do próprio Departamento Pedagógico desta secção, deram um excelente contributo na promoção e sistematização da formação necessária, os Chefes José Alves Jana do Agrupamento nº 172 de Abrantes, a Chefe Sandra Lourenço e o Chefe João Catarino do Agrupamento n.º 170 de Proença-a-Nova ,
Com a música de Henrique Iglésias e as danças de uma Luna de carne e osso, a Chefe Filipa Melro, os Exploradores reuniam em frente ao pavilhão da formação, antes de iniciar cada uma das sessões de trabalho programadas.
A dinâmica adotada resultou em pleno e as discussões acesas, de pontos de vista envolveram os escuteiros na procura de soluções e ferramentas que pudessem permitir alterar e superar os problemas propostos.
No sábado à noitinha, por diferentes trajetos, os escuteiros foram-se juntando no centro da cidade de Abrantes, na Praça Barão da Batalha, onde fizeram mais um pouco da sua animação dançando para as pessoas que assistiam, poucas àquela hora da noite, mas em particular para os sempre simpáticos proprietários do Café Chave d' Ouro, Telma e Filipe, que lhes forneceram a "corrente" para fazer a aparelhagem funcionar.
E foi assim, dançando e aprendendo que a formação se foi fazendo.
No domingo após mais uma sessão de aquecimento dançante, os Exploradores regressaram às salas de formação para, em conjunto delinearem as atividades seguintes, escolhendo as tarefas que mais gostariam de experimentar e participar.
A Eucaristia sabiamente animada pelo Assistente Regional foi mais um dos pontos altos do programa comum e com ela também terminou o ADUFE 2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário