Expedição de Santo António em Torres Novas
"Salvámos o Filho de Gil Pais"
Como vem sendo hábito a Expedição de Santo António, do Agrupamento de Escuteiros n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo participou, enquanto convidada, em mais uma concentração de Exploradores da Região de Santarém. Desta vez estivemos no Encontro Regional de Exploradores que se relizou na maravilhosa cidade de Torres Novas, nos dias 9 e 10 de Abril de 2011.
O imaginário da atividade envolveu os cerca de 450 escuteiros participantes numa estranha missão de recuar no tempo para tentarem salvar o filho de Gil Pais, Alcaide da cidade que se encontrava prisioneiro dos Castelhanos, que mantinham um cerco a Torres Novas, em 1319.
Se a missão era dificil, a vontade e o querer dos destemidos "soldados" das Expedições dos 23 Agrupamentos presentes nesta aventura, não era menor.
No final foi a Patrulha Noitibó de Vale de Figueira a primeira a recuar o tempo suficiente para salvar Duarte Pais das mãos dos Castelhanos e a dar uma ajuda a Gil Pais nesta missão quase impossível.
Durante estes dois dias os "soldados" percorreram ruas e ruelas de Torres Novas acampando, durante a noite, no Parque de Campismo do clube local.
No final a satisfação entre os participantes era notória, a avaliar pelos sorrisos que ofereciam a todos os que os observavam.
A Expedição de Santo António teve uma participação exemplar nesta atividade, deixando uma boa imagem do grupo, junto de todos os agrupamentos participantes.
A Patrulha Cobra passando pela porta do tempo para recuar cem anos
A Patrulha Cobra durante uma pausa para restabelecimento das forças.
A Patrulha Esquilo unida para vencer mais um desafio.
Os troféus da atividade construidos pelo nosso amigo Fernando Alves de São Miguel do Rio Torto
Parabéns às duas patrulhas presentes nesta grande atividade!
Sem comentários:
Enviar um comentário