Noite de Fados no Rossio:“Afeição, Sorte e Relação”

No dia 26 de Fevereiro de 2010, o Grupo Explorador de Santo António, do Agrupamento de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo realizou mais uma das suas actividades de angariação de fundos, visando a consecução da Grande Aventura nos Açores, a efectuar no final do próximo mês de Julho.Os familiares e amigos dos jovens escuteiros preencheram por completo, como era de esperar, o salão polivalente da Escola de Rossio ao Sul do Tejo, para os ajudarem e, também, para escutarem os excelentes fadistas e guitarristas, em cartaz.
João Guiomar, que esteve na base da organização desta noite de festa, de tradição portuguesa, não compareceu, por se encontrar hospitalizado em Coimbra, onde se submeteu a uma intervenção cirúrgica, para um transplante renal. No entanto, do seu quarto fez escritório e de lá ainda conseguiu convidar mais um dos seus amigos, para colmatar a sua ausência:
Para além dos exímios guitarristas Dinis Lavos e Mário Estorninho, que trouxe de Lisboa e de Tina Jofre e Casimira Alves, fadistas com pergaminhos firmados no “nosso” Ribatejo, ainda “recrutou” o apresentador e declamador Raul Caldeira, da Chamusca, dono de uma voz que não canta mas encanta e que, com notável mestria, entre poemas, contos e recontos apresentou cada um dos intervenientes.
Como ele próprio referiu, aquela noite não era uma noite normal, mas um encontro de amigos e conhecidos que conseguiram criar um ambiente apropriado, capaz de proporcionar momentos intensos de fado e, ainda, sadios momentos de convívio e de relação. A iluminação do salão marcava a viragem! À luz das velas emergia o fado e à luz eléctrica “passava-se” um pouco ao lado!
A convite do chefe Américo Pereira, responsável pelo Grupo Explorador de Santo António, também não passou despercebida a admirável voz de Paulo Rito, que enriqueceu, ainda mais, a proposta em cartaz.
Um quarto “fadista” César Sampaio voluntariou-se para integrar este naipe de excelentes interpretes e, em nome da relação e do convívio foi-lhe concedido um “tempo de antena”, para que realizasse o seu desejo.

Dinis Lavos (guitarra) e Mário Estorninho (viola)

Paulo Rito

Tina Jofre

Casimira Alves
Raul Caldeira

César Sampaio
Mas a grande surpresa da noite chegou de Coimbra, com a preciosa ajuda de António Tomás, coordenador do Projecto “Mocho XXI”: João Guiomar apresentou-se em directo, do hospital onde recupera da cirurgia, via vídeo-conferência, "estampado" numa tela colocada num dos cantos do salão. Foi um momento único de grande emoção. Enquanto alguns aplaudiam as suas intervenções, outros deixavam que as lágrimas toldassem-lhes o olhar. Era a alegria de o saber bem…
Então uma expressão ecoou no salão, por repetição:
“Volta depressa João!”
Mas atenção que, quando João Guiomar voltar, ninguém o vai parar! Difícil será não repetir esta noite de fados, em Rossio ao Sul do Tejo. Será a desforra de João Guiomar e para, ao fado, o seu novo rim adaptar!

A todos os que colaboraram nesta Noite de Fados os escuteiros agradecem, em particular aos fadistas e ao apresentador, que participaram graciosamente; ao incansável Conselho Permanente de Pais dos escuteiros do Agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, reforçado pelas famílias Neto, Monteiro e Amaro e ainda, aos patrocinadores “oficiais”: Restaurante “Vera-Cruz”, “Genérico Auto”, “Rossifrio”, “J.F. Coentro e Filhos”, “Rossifrutas”, Café “O Manel” e a Mercearia “Gourmet”.A noite terminou, entre sorrisos e abraços e a certeza de que, o Grupo Explorador continua a contar com amigos de verdade: Aqueles que participam com o objectivo de ajudarem, sem nada em troca esperarem.
É uma sorte ter amigos assim! Bem-Hajam!
E como se diz à boa maneira escutista: “Boa caça para todos”!
(Américo Pereira)




Há quem diga que chove sempre que os escuteiros saem à rua. Não é verdade, em relação aos escuteiros do Rossio. O céu fez uma pausa e parou a chuva, que há três dias caía, durante o tempo estritamente necessário para a pescaria, voltando à carga durante almoço deste grupo de pescadores.



Depois da entrega dos prémios todos seguiram a sua vida, deixando ficar a ideia de que todos se sentiram bem nesta jornada de apoio aos jovens escuteiros do Rossio. 
















