sábado, 27 de fevereiro de 2010

Noite de Fados no Rossio:
“Afeição, Sorte e Relação”
No dia 26 de Fevereiro de 2010, o Grupo Explorador de Santo António, do Agrupamento de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo realizou mais uma das suas actividades de angariação de fundos, visando a consecução da Grande Aventura nos Açores, a efectuar no final do próximo mês de Julho.
Os familiares e amigos dos jovens escuteiros preencheram por completo, como era de esperar, o salão polivalente da Escola de Rossio ao Sul do Tejo, para os ajudarem e, também, para escutarem os excelentes fadistas e guitarristas, em cartaz.
João Guiomar, que esteve na base da organização desta noite de festa, de tradição portuguesa, não compareceu, por se encontrar hospitalizado em Coimbra, onde se submeteu a uma intervenção cirúrgica, para um transplante renal. No entanto, do seu quarto fez escritório e de lá ainda conseguiu convidar mais um dos seus amigos, para colmatar a sua ausência:
Para além dos exímios guitarristas Dinis Lavos e Mário Estorninho, que trouxe de Lisboa e de Tina Jofre e Casimira Alves, fadistas com pergaminhos firmados no “nosso” Ribatejo, ainda “recrutou” o apresentador e declamador Raul Caldeira, da Chamusca, dono de uma voz que não canta mas encanta e que, com notável mestria, entre poemas, contos e recontos apresentou cada um dos intervenientes.
Como ele próprio referiu, aquela noite não era uma noite normal, mas um encontro de amigos e conhecidos que conseguiram criar um ambiente apropriado, capaz de proporcionar momentos intensos de fado e, ainda, sadios momentos de convívio e de relação. A iluminação do salão marcava a viragem! À luz das velas emergia o fado e à luz eléctrica “passava-se” um pouco ao lado!
A convite do chefe Américo Pereira, responsável pelo Grupo Explorador de Santo António, também não passou despercebida a admirável voz de Paulo Rito, que enriqueceu, ainda mais, a proposta em cartaz.
Um quarto “fadista” César Sampaio voluntariou-se para integrar este naipe de excelentes interpretes e, em nome da relação e do convívio foi-lhe concedido um “tempo de antena”, para que realizasse o seu desejo.


Dinis Lavos (guitarra) e Mário Estorninho (viola)


Paulo Rito

Tina Jofre

Casimira Alves

Raul Caldeira

César Sampaio

Mas a grande surpresa da noite chegou de Coimbra, com a preciosa ajuda de António Tomás, coordenador do Projecto “Mocho XXI”: João Guiomar apresentou-se em directo, do hospital onde recupera da cirurgia, via vídeo-conferência, "estampado" numa tela colocada num dos cantos do salão. Foi um momento único de grande emoção. Enquanto alguns aplaudiam as suas intervenções, outros deixavam que as lágrimas toldassem-lhes o olhar. Era a alegria de o saber bem…
Então uma expressão ecoou no salão, por repetição:
“Volta depressa João!”
Mas atenção que, quando João Guiomar voltar, ninguém o vai parar! Difícil será não repetir esta noite de fados, em Rossio ao Sul do Tejo. Será a desforra de João Guiomar e para, ao fado, o seu novo rim adaptar!

A todos os que colaboraram nesta Noite de Fados os escuteiros agradecem, em particular aos fadistas e ao apresentador, que participaram graciosamente; ao incansável Conselho Permanente de Pais dos escuteiros do Agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, reforçado pelas famílias Neto, Monteiro e Amaro e ainda, aos patrocinadores “oficiais”: Restaurante “Vera-Cruz”, “Genérico Auto”, “Rossifrio”, “J.F. Coentro e Filhos”, “Rossifrutas”, Café “O Manel” e a Mercearia “Gourmet”.
A noite terminou, entre sorrisos e abraços e a certeza de que, o Grupo Explorador continua a contar com amigos de verdade: Aqueles que participam com o objectivo de ajudarem, sem nada em troca esperarem.
É uma sorte ter amigos assim! Bem-Hajam!
E como se diz à boa maneira escutista: “Boa caça para todos”!
Lobo dos Mourões
(Américo Pereira)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fados em Rossio ao Sul do Tejo

Fados no Rossio

A Noite de Fados promete.
Apesar de internado em Coimbra onde, finalmente efectuou um transplante renal, depois de nove anos de espera e sofrimento, a fazer hemodiálise, o nosso amigo João Guiomar continua a preparar este evento com bastante interesse.
Aos nossos convidados, anteriormente anunciados ainda juntou mais um dos seus amigos: Raul Caldeira que apresentará os artistas e encantará os presentes com histórias em torno do fado.
Embora desactualizado, o Cartaz da nossa Noite de Fados, do dia 26 de Fevereiro, em Rossio ao Sul do Tejo, já está na rua há uns dias, mas podemos vê-lo aqui .
A sala, com aquecimento e toda a comodidade está quase cheia, mas ainda haverá um lugar para si se o quiser marcar.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Grande Aventura
Açores

de 16 a 22 de Julho de 2010


Programa em Construção:

Aqui tu poderás acompanhar a par e passo toda a evolução da programação/preparação da Grande Aventura nos Açores. Esta proposta poderá ser alterada, com o objectivo único de melhorar a implementação da actividade, com todos os contributos que formos reunindo.
Participantes: As inscrições estabilizaram nos 37 elementos (vinte e oito Exploradores; uma caminheira, cinco dirigentes e três acompanhantes)
Horário dos voos: A partida foi ajustada para o dia 16 de Julho de 2010 às 8h05m e o regresso no dia 23 de Julho, às 10h 25m com chegada prevista, a Lisboa, pelas 13h30m.

O dia do regresso foi alterado devido ao custo dos bilhetes de avião para quinta-feira serem mais caros. Assim ganhamos mais um dia.

Calendarização:

Sexta-feira – 16 de Julho

Viagem de Lisboa para Ponta DelgadaRaid até ao local do acantonamentoArrumaçõesJogo de Cidade em Ponta DelgadaBanho nas piscinasA dormida será no edifício da Junta de Núcleo

Sábado – 17 de Julho

Deslocação em autocarro de Ponta Delgada para a casa do Povo de Fenais de Luz passando por Lagoa do Canário, Vista do Rei, Sete Cidades, passagem pelo túnel (a pé +/- 1 km) das lagoas até à estrada para Mosteiros, onde nos esperará o autocarro que nos levará a passar por Mosteiros, Bretanha e Capelas.
A dormida será na Casa do Povo.

Domingo – 18 de Julho

Deslocação de autocarro até Furnas passando por Ribeira Grande, Lagoa do Fogo, Caldeira Velha (banho em água quente), Porto Formoso e Gorreana.
Dormida em Furnas na sede do Agrupamento Local.

Segunda-feira – 19 de Julho

Raid até à lagoa das furnas, para deixar o cozido a cozer.
Regresso a FurnasVisita ao Parque Terra Nostra
Regresso às caldeiras para comer o cozido
Jogo Nocturno em Furnas
Dormida em Furnas no Agrupamento Local.

Terça-feira – 20 de Julho

Raid até à Ribeira Quente
Ida à praia
Jogo de Vila
Dormida na sede dos escuteiros da Ribeira Quente

Quarta-feira - 21 de Julho

Viagem até Vila Franca do Campo
Visita ao Ilhéu
Jogo de Vila em Vila Franca do Campo
Dormida na sede do Agrupamento Local

Quinta-feira - 22 de Julho

Viagem de autocarro até Ponta Delgada
Visita aos museus da cidade
Dormida em Ponta Delgada

Sexta-feira - 23 de Julho

Regresso com partida prevista às 10h25m
Chegada a Lisboa às 13h30m
Almoço no Parque das Nações
Viagem para Abrantes
Fim da Actividade


Alerta no Bosque dos Afectos

Avisem os elementos das vossas patrulhas


No próximo Sábado temos uma actividade diferente para todos os Exploradores. Depois da nossa Noite de Fados, na Sexta-feira, apresentar-nos-emos todos na sede, no Sábado, com uniforme de gala, para um raid até ao Edifício Pirâmide em Abrantes (Junto à Torre das Telecomunicações), onde assitiremos a uma peça de teatro com o título "Alerta no Bosque dos Afectos" organizada pela "Equipa 7 Sinais" à qual pertence a Chefe Cristina, dos Pioneiros e que está inserida no conjunto de iniciativas realizadas por todo o país no âmbito da iniciativa "Um Dia Pela Vida" da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Eis o nosso horário:

14h - Concentração na sede dos Exploradores
14h15m - Saída para Raid em patrulha
15 h - Visita à feira de artesanato e de doçaria e, ainda, assistir à peça de teatro.
17h - Regresso à sede
18h30m - Reunião de Piedade
19h30m - Fim da actividade

Esta actividade dará 20 pontos para o jogo do crédito e deves inscrever-te no mensageiro rápido. Quem participar deve transportar na mochila pequena um lanche e água para o raid.
A Equipa de Animação

Já estão inscritos os seguintes elementos:

Chefe Apura
...

22 de Fevereiro de 2010

Hoje é dia de

Baden Powell

domingo, 21 de fevereiro de 2010

O vencedor!
Escuteiros promovem Convívio de Pesca

Este título só por si levar-nos-ia ao engano. De facto e para ser mais rigoroso são os amigos dos escuteiros do Agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, que organizam, mobilizam e participam e facilitam a angariação de fundos dos Grupos Explorador e Pioneiro.

O Sr. Fernando Alves há muito que deixou de ter o filho neste Agrupamento, mas basta uma solicitação da Equipa de Animação do Grupo Explorador de Santo António, para que se disponibilize de imediato e se envolva, de alma e coração, nas actividades que lhe são solicitadas.
Mais uma vez assim aconteceu, quando no dia 20 de Fevereiro de 2010, organizou o III Convívio de Pesca do Agrupamento n.º 697 no Açude de Santa Margarida.
Os amigos são assim! E deste modo, tudo se conjuga para o sucesso de cada iniciativa que vise apoiar os mais novos.
Há quem diga que chove sempre que os escuteiros saem à rua. Não é verdade, em relação aos escuteiros do Rossio. O céu fez uma pausa e parou a chuva, que há três dias caía, durante o tempo estritamente necessário para a pescaria, voltando à carga durante almoço deste grupo de pescadores.

Instalados na sede da Sociedade de Instrução Musical Rossiense, cuja direcção, simpaticamente cedeu o seu espaço, para o almoço deste convívio. Todos saborearam uma boa feijoada confeccionada pelas senhoras Esperança, Laurinda e Cristina na Comissão Permanente de Pais, sem se incomodarem com a chuva que caía abundantemente na rua.
Dois elementos da direcção desta colectividade que este ano faz 95 anos de idade juntaram-se ao grupo durante o almoço.

Depois da entrega dos prémios todos seguiram a sua vida, deixando ficar a ideia de que todos se sentiram bem nesta jornada de apoio aos jovens escuteiros do Rossio.
Bem-haja a todos os que contribuiram de algum modo para esta iniciativa!
Lobo dos Mourões

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Escuteiros do Rossio:

Um ensaio de castanholas!


Aproveitando o fim-de-semana do Carnaval, a Alcateia e o Grupo Explorador de Santo António, do Agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo partiram para mais uma das suas muitas e animadas aventuras.
Desta vez o local escolhido foi a Ortiga e o transporte utilizado foi o comboio.




Na partida da Estação de Abrantes tiveram a ajuda de um revisor zeloso, que os “tramou” pouco depois! Se por um lado os "salvou" de ficarem na Estação à espera do comboio, que afinal era um que nem parecia, já na Ortiga mandou-os sair numa estação que parecia mas não era!
No entanto, como corajosos escuteiros, nem se importaram e, de imediato iniciaram um raid que os levou até ao local correcto.




Os Lobitos ficaram acantonados na cave do Lar de Idosos da Ortiga, enquanto os Exploradores ainda tiveram de palmilhar mais uns quantos quilómetros, até chegarem à praia Fluvial de Ortiga, onde se situa o simpático e cuidado Parque de Campismo Municipal, local escolhido para efectuarem o seu acampamento de Carnaval, em tempo de contenção de despesas, para poderem viajar até aos Açores, no próximo mês de Julho.





O parque estava praticamente vazio pelo que a curiosidade dos poucos utentes foi grande para acompanharem os trabalhos de montagem do acampamento.
Muitos foram os jogos e caminhadas efectuados em redor deste aprazível local, sem que os jovens escuteiros se deixassem perturbar pelo frio intenso que se fazia sentir.






Quando a noite chegou regressaram à Ortiga para em conjunto com os Lobitos realizarem o tradicional Fogo de Conselho. Este foi um dos muitos momentos animados desta actividade, em que o calor emanado pelas condutas do aquecimento do Lar, fixos no tecto da cave, onde se encontravam foi muito apreciado por todos os participantes.
Já os Pioneiros e a Caminheira do mesmo Agrupamento, que participavam no “Margaridas 2010”, não tiveram a mesma sorte e depois de algumas tendas alagadas pela chuva intensa, que se fez sentir e outras levadas pelo vento foram “resgatados” e acomodados em edifícios cedidos por escolas e colectividades.
Os Exploradores, depois deste “clima” quente do “Covil” regressaram ao frio do caminho no regresso às tendas, onde se ouviu um autêntico ensaio de Castanholas. No entanto, os tradicionais instrumentos espanhóis eram substituídos pelos maxilares que, durante toda a noite entoaram um ritmo constante, batido a quantos dentes tinham, tal era o frio que a noite lhes ofereceu.
Mas antes que a chuva chegasse arrumaram a trouxa e regressaram aconchego dos seus lares com um sorriso de quem tinha passado por bons momentos de convívio e aprendizagem.



Num grupo em que “todos” querem ser cozinheiros há que realçar os belos petiscos que confeccionaram ao longo da actividade. Nem a saborosa sopinha confeccionada para os Lobitos, os convenceu a deixarem de preparar as suas próprias refeições.
Claro que a equipa de animação teve que provar aquela rica e deliciosa sopinha de legumes. Um chefe escuteiro sacrifica-se sempre pelos seus “rapazes” e os Chefes Américo e Apura tiveram que repetir este sacrifício várias vezes, até mesmo para dar o exemplo aos seus elementos!
Fica o agradecimento ao excelente Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora das Dores, em particular à sua Presidente Maria Josefina Carvalho, que de imediato colocou as instalações do centro à disposição dos escuteiros.
Os Lobitos e a sua equipa de animação, liderada pelo Chefe Vitor Almeida, reforçada pelos caminheiros Evangelina, Lucília e Pedro retribuíram este gesto animando uma pequena sessão com cânticos escutistas para todos os utentes.
Há valores que só estas relações os conseguem desenvolver e clarificar. É este o contributo do escutismo, numa sociedade em constante mutação e em que a educação para os valores se torna essencial.
Como os escuteiros que estiveram na Ortiga também os que participaram no "Margaridas 2010" regressaram bem e cheios de histórias para contar.
Haja paciência para as ouvir repetir!
Uma canhota firme e sentida
Lobo dos Mourões

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Cartaz da nossa Noite de Fados, em Rossio ao Sul do Tejo no dia 26 de Fevereiro com Casimira Alves, João Guiomar, Tina Jofre e Paulo Rito ainda não saiu, mas será mais ou menos como este:


Quem está inscrito para a actividade

Lampreia dos Santos e Alcateia!




Vamos à contagem. Se faltar algum nome digam!
Inscreveram-se até ao momento, nesta actividade:

1-Ana Sofia
2-Vânia Mendonça
3-Miguel Prates
4-Bernardo Amaro
5-Joana Sousa
6-Margarida Oliveira
7-Jéssica Silva
8-Inês Neto
9-Filipa Neto
10-Thalles Oliveira
11-Duarte Pombo
12-Ana Ferreira
13-Rita Mendes
14- Rita Moutinho
15- Ana Moutinho
16- Liliana Marques
17- Margarida Alexandre
18- Jessica Mendes
19- Catarina Monteiro
20- Filipe Duque
21- Francisco Gonçalves
22- Mariana Mendes
23-Miguel Rita
24- Rita Fangana

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010


Pescaria com nova data e novo local!


3º Convívio de Pesca


Dia 21 de Fevereiro de 2010

Açude de Santa Margarida


Inscrições até ao dia 19 de Fevereiro


15€ com direito a almoço

7,50€ só almoço sem pesca


O horário é o seguinte:


6:30- Concentração na Fonte do Açude
07:00– Saída para os pesqueiros
08:50– Engodar
09:00– Início da prova
13:00 – Fim da prova


Almoço Convívio na

Sociedade de Instrução Musical Rossiense


Se conheces alguém que queira participar inscreve-a até ao dia 19 de Fevereiro!
3º Convívio de Pesca
Agr. Escuteiros 697
Rossio ao Sul do Tejo
Como posso colaborar?
1- Convidando pescadores (5 créditos)
2- Oferecendo um prémio para entregar aos pescadores (10 créditos )
3- Trazer alguém para Almoçar com os pescadores por 7,5€ (sem pescar) (5 créditos)
4- Ajudando na hora do almoço (5 créditos)
(Os créditos são acumuláveis)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

VII ACAMIZADE

Inscrições terminavam hoje, dia 6 de Fevereiro!

Inscrevi 23 e só temos 17 inscritos no blog. Vejam se falta o vosso nome nesta lista:

1-Ana Ferreira
2-Rita Fangana
3-Duarte Pombo
4-Bernardo Amaro
5-Margarida Alexandre
6-Thalles Oliveira
7-Filipe Duque
8-Ana Rita
9-Jessica Silva
10-Afonso Gaio (guia)
11- Liliana Marques (guia)
12- Ana Moutinho
13-Rita Moutinho
14-Catarina Monteiro
15- Rui Duarte
16- Filipa Neto (guia)
17- Inês Neto

O Acamizade é um acampamento para Lobitos e Exploradores, organizada pelo Agrupamento 542 do Entroncamento, do Corpo Nacional de Escutas.(Ler regulamento numa das mensagens anteriores.)
No dia 20 alguns Lobitos e o Chefe Américo ainda participarão integrados no Grupo Musical "Arrefinfa na Bilha", na iniciativa de solidariedade "Um dia pela vida" promovida pela Liga Portuguesa contra o Câncro, que decorrerá nos Pavilhões da Quimigal em Alferrarede, pelo que se ausentarão temporariamente do acampamento.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

IV Acampamento Regional

de Guias e Sub-Guias dos Exploradores e Pioneiros

Decorreu nos dias 30 e 31 de Janeiro de 2010, na Escola Prática de Cavalaria de Abrantes, o IV Acampamento Regional de Guias e Sub-Guias, para Exploradores e Pioneiros, da Região de Portalegre e Castelo Branco, organizado pelo Agrupamento n.º 1093 da Chainça.
Cerca de oitenta escuteiros de várias localidades da Região de Portalegre e Castelo Branco aceitaram concentrar-se em Abrantes, para tentarem melhorar os seus conhecimentos enquanto guias e sub-guias, de patrulhas e equipas, na execução das suas importantes funções .
Entre eles encontravam-se quinze escuteiros do Agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, 8 Exploradores, 4 Pioneiros, uma caminheira e dois dirigentes, que deram o tempo por muito bem empregue, reforçando alguns dos seus conhecimentos, nas áreas da Protecção Civil, do Socorrismo e das funções do Guia de Patrulha.
Esta última foi, de todas, a mais comentada, pelos jovens participantes, devido ao dinamismo e alegria contagiante do orador convidado: o Sr. Padre Nuno Folgado, mais conhecido por “Padre Chá”.
Este formador começou por apresentar um video de um concerto do grupo "The Black Eyed Peas" interpretando "I Gota Feelin'", como forma de realçar o papel do guia na condução da patrulha.



Como sempre, em ocasiões idênticas, de âmbito regional, o Chefe Janeiro, do Agrupamento da Chaínça foi o grande promotor e dinamizador da actividade, sendo acompanhado por uma boa equipa, que dá suporte e garantias de um trabalho de sucesso.
No acampamento também esteve presente o Coordenador Regional da Região de Portalegre e Castelo Branco, que manifestou o seu agrado e satisfação pela realização deste evento.
Durante a Eucaristia um tripé improvisado, com varas e atacadores, suportou todos os lenços dos escuteiros presentes fazendo-me "perder" em pensamentos: "A Região de Portalegre e Castelo Branco poderia ter aquela imagem: Várias cores, vários tecidos, mas unida, forte e segura!?"

"Não podemos agitar muito o copo" - dizia o Sr. Padre "Chá" - "para não transbordar a água que temos", mas podemos ser humildes e partilharmos o que temos congregando esforços, para que possamos melhorar o pouco que já possuímos!
Parabéns a todos os participantes neste acampamento, parabéns a quem o organizou e parabéns a quem o apoiou, pois este já faz parte de uma "escalada", aparentemente difícil e arrojada, mas que poderá contribuir para trilhar novos e melhores caminhos, no âmbito do desenvolvimento do escutismo da nossa região!
Uma canhota firme e sentida
Lobo dos Mourões





Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues