Escuteiros em Codes
Das jornas animadas às noites molhadas! Reza uma "história" muito antiga que, quando há escuteiros a acampar, as nuvens têm que espreitar e estragar! Se é por inveja, ninguém o sabe dizer, mas que a reacção é muito estranha, lá isso é, pois espreitam, choram e molham!
No entanto, os corajosos escuteiros do Agrupamento n.º 697, de Rossio ao Sul do Tejo, nunca arredaram pé! E assim mesmo é que é!
Desta vez,
concluíram a digestão dos fritos do "Manjar" de Natal, num
raid entre
Alferrarede e
Codes, onde foram participar no Acampamento de Agrupamento, durante três dias.
O Natal já lá ia e havia que recuperar a “linha”, depois de uns dias a fritos, peru, bolos, sumos...
No dia 27 de Dezembro de 2009 partiram de manhã e, quando chegaram já a noite caía, mas as diferentes patrulhas e equipas, dos grupos Explorador, Pioneiro e Caminheiro mantiveram sempre a mesma determinação e alegria.
Foram perto de 20 Km a caminhar, ou talvez um pouco mais, contando com os enganos provocados pela (
des)orientação de alguns, que deram para ocupar o dia todo e sem que a chuva os viesse incomodar.
Normalmente, mesmo contrariando a
meteorologia, quando o Grupo Explorador de Santo António está em actividade, as torneiras de "São Pedro" só abrem, quando não fazem diferença e não impedem a consecução das principais actividades planificadas.
Assim aconteceu neste
raid inicial e no
raid para o “Cristo Rei”, na
Matagosa, no dia seguinte. Contra todas as previsões as nuvens “
embucharam”, mas não descarregaram, até que a noite chegasse.
Claro que os escuteiros respeitam o 6º artigo da Lei, "O escuta protege as plantas e os animais", pelo que durante a noite até apreciam a chuva que rega os campos, fazendo com que as plantas cresçam, floresçam e sirvam de pasto aos herbívoros, que por sua vez beneficiam toda a cadeia alimentar, que integram.
Ao convívio do dia seguinte apresentaram-se os pais e convidados do grupo fazendo-se acompanhar por alguns saborosos petiscos reconfortantes e fortificantes.
A animação do "Fogo de Conselho" contou com diferentes apresentações da parte dos mais novos, em que todos mostraram grande descontracção e sentido de humor, nas imitações que fizeram das situações mais caricatas do dia a dia de uma actividade, com esta.
O terceiro e último dia de actividades chegou depressa e foi inteiramente dedicado à cozinha selvagem e à
piro-gravura das varas individuais.
As surpresas dos resultados obtidos com misturas de ingredientes conduziram o grupo a um
frenezim constante ao longo do dia e, sem que se dessem conta a hora do regresso a casa chegou. Foi o que fizeram depois de terem limpo todo o espaço utilizado de qualquer vestígio indicador da sua passagem, por aquele aprazível Centro de Férias de
Codes.
Um momento alto da actividade foi a cerimónia da promessa de fidelização ao Grupo de Santo António , pela escuteira Jéssica Mendes efectuada durante o ACAGRUP e que lhe permitirá usar o lenço, até à data da confirmação da promessa, a realizar em Abril.
Parabéns pelo compromisso assumido!
Agora já se preparam para desejar um Bom Ano Novo, a todos os seus familiares e amigos, tocando e cantando de porta em porta, para manter viva a tradição do Cantar das Janeiras.
Seja generoso e tenha um bom Ano Novo!