Escuteiros na Esteveira:
"Sol, Água e ...Terra !"
Já é quase uma tradição o Grupo Explorador do Agrupamento n.º 697, de Rossio ao Sul do Tejo encerrar as suas actividades escutistas nas Festas da Esteveira.
Tal como os milhares de pessoas, que todos os anos se deslocam à Esteveira, uma pacata aldeia da Freguesia de São Facundo, com "meia dúzia" de habitantes, uma patrulha, "Pé de Borracha", do Grupo Explorador de Santo António de Rossio ao Sul do Tejo marcou presença nesta simpática localidade e acampou a poucos metros do local da Festa.
Durante o dia ninguém os viu por lá, pois tinham as suas próprias actividades, mas à noite não faltavam com a sua ajuda à Comissão de Festas, na medida das suas possibilidades.
O dia 5 de Setembro, Sábado é sempre o mais intenso. Normalmente os escuteiros aproveitam para visitar o seu grande amigo António Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Vale das Mós que lhes oferece a entrada gratuita na excelente Piscina desta localidade, da freguesia vizinha.
Depois de um
raid de bicicleta ali ficam usufruindo deste paradisíaco lugar, ainda por descobrir pela maioria dos
Abrantinos.
Habitualmente, quando a piscina encerra durante o período do almoço o grupo aproveita, também, para avaliar o último ano de actividades e lançar novas propostas para o novo ano escuta.
Este ano até já se avançou com a escolha entre diferentes propostas, para a grande aventura final, a ter lugar em 2010: o "regresso" ao Arquipélago dos Açores.
O entusiasmo acompanhou, sempre, todo este grupo, embora alguns percalços tenham impedido a continuidade de todos na actividade, até ao último dia.
O entusiasmo contagiante da escuteira Margarida Oliveira levou-a a mergulhar na piscina e, posteriormente, fora dela. Uma queda de bicicleta levou-a ao hospital de Abrantes onde foi suturada com um ponto no cotovelo e aconselhada a repousar em casa. Como um azar nunca vem só o escuteiro Gonçalo Pombo teve uma leve indisposição, talvez devido ao calor intenso que se fez sentir durante o dia e regressou a casa já a noite descera.
Na última noite, a folia foi mais intensa e a festa só terminou de manhã, com o Sol já a deixar o horizonte. No acampamento, mesmo ali ao lado e apesar do barulho existente os escuteiros dormiram profundamente, tal era o cansaço provocado pelas actividades do dia.
No último dia, só com os festeiros e os escuteiros, o ambiente foi mais calmo. Todos juntos refastelaram-se com um óptimo almoço e falaram da alegria da confraternização que a Festa da Esteveira permite.
Depois dos agradecimentos à vasta e simpática Comissão de Festas regressaram a casa felizes e dispostos a continuar a sê-lo, até regressarem no próximo ano escuta, para recarregarem as baterias.
Já ninguém consegue perder a animação e o "famoso" frango assado das Festas da Esteveira.
Para mim guardem-me duas coxas!
Uma canhota firme e sentida
Lobo dos Mourões
1 comentário:
SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS DE 2010: LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON e BANDA CORAÇÃO SERTANEJO. Por favor consultem os seguintes sites: www.lucasematheus.com, www.leoeleandro.com.pt e www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 960195669/913729192/224041482.
Enviar um comentário