Escuteiros do Rossio:
"24 horas para o Senhor!"
Nos passados dias 4 e 5 de março, de 2016, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Rossio ao Sul do Tejo, decorreu uma cerimónia diferente das habituais, com o título: "24 horas para o Senhor"
A ideia surgiu quando, o Senhor Padre Adelino Cardoso sugeriu às diferentes Comunidades Cristãs, que serve, que aceitassem o convite do Papa Francisco, para que dedicassem 24 horas, à oração.
Sobre esta iniciativa, escreveu o Senhor Bispo de Portalegre e Castelo Branco, Dom Antonino Dias, na sua mensagem da quaresma: “Assumamos a iniciativa «24 horas para o Senhor», a celebrar na sexta-feira e no sábado anteriores ao IV Domingo da Quaresma, como uma ocasião para saborear a presença de Deus no quotidiano das nossas vidas e para sabermos ler a vida à luz do plano salvífico de Deus».
O desafio foi aceite e, agora, posto em prática:
Ao Grupo Coral Litúrgico coube a abertura e o encerramento desta "maratona" de demonstração de fé, devoção e louvor a Deus, ao qual muitos outros grupos e crentes a título individual, se associaram .
Inicialmente, prevendo-se alguma dificuldade no preenchimento dos horários noturnos, os jovens escuteiros do Agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, cuja divisa mantiveram “acesa” (Sempre Alerta), disponibilizaram-se para acampar e acantonar na Quinta "Domus Mundi", ali mesmo, paredes meias com a igreja Matriz de Rossio ao Sul do Tejo, para qualquer eventualidade ou necessidade.
Estes receios não se confirmaram, pois os horários noturnos até foram os primeiros a serem preenchidos.
Então, os escuteiros ocuparam, com as suas orações e animações peculiares, as duas primeiras horas do dia 5 de março.
Foram duas horas com propostas de dinâmicas diferentes, animadas e integradas, protagonizadas, durante a primeira meia hora, pelos Lobitos; na segunda meia hora, pelos Exploradores; seguidos nas outrras duas meias horas pelos Pioneiros e Caminheiros.
Pela igreja passaram muitas pessoas, que se associaram espontaneamente às orações que iam decorrendo, mas também vários grupos organizados, tais como a Catequese, o Movimento Esperança e Vida, os "Focolares", Leigos Missionários, Zeladores, Cursistas, Grupo Bíblico, Grupo Sócio-caritativo e outros.
A Paróquia de Tramagal assegurou a dinamização das orações no período da manhã de sábado, tal como o fez a Paróquia do Pego.
Ali estiveram todos em unidade, em torno de uma mesma causa, tornada desafio a nível mundial.
No final quando o Sr. Padre Adelino Cardoso recolheu o Santíssimo exposto ao Sacrário, manifestou toda a sua satisfação, às muitas pessoas ainda ali presentes, pela envolvência, que esta iniciativa criara entre as suas comunidades.
Por mim, ainda meio ensonado, mas espiritualmente muito mais reforçado, deixo-vos uma canhota firme e sentida, repleta dos sentimentos de fraternidade, amor e amizade partilhadas em Jesus, nosso irmão que, também, por ali permaneceu, durante as 24 horas.
Como sei?
Então não foi Jesus que disse aos seus discípulos: " Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles!"
Muitas vezes até poderemos não compreender como, mas Jesus nunca nos abandonou! Ele estava ali e continuará a estar sempre connosco!
Lobo dos Mourões