domingo, 15 de dezembro de 2013


ALTERADA

Atividade de Natal:
"São Facundo - O Segredo da Viagem"!


Inspirados na viagem dos três Reis Magos vamos seguir a nossa estrela e encontrar o menino que nasceu em Belém(São Facundo).
Eis a planificação dos exploradores, com base na planificação geral do Agrupamento:

 (Programa em construção)
Horários da Expedição nº 19 de Santo António
 
Sábado, 28 de dezembro de 2013
8h30m- Concentração  na sede
Viagem de carro dos pais (a combinar) até São Facundo.
(Cada um deverá levar coletes refletores, lanches e almoço de campo.)
10h00m- Abertura da Atividade (Todas as secções)
10h30m- Construções e montagem de campo
12h00m- Almoço
14h00m- Jogo de Vila (Famílias verticais)
16h30m- Final do Jogo
17h00m - Construções
19h00m- Jantar de competição
20h30m- Ensaio Eucaristia
21h00m- Eucaristia
22h00m-Fogo de Conselho (Preparar peças por patrulha para apresentar)
23h30m- Jogo Noturno
24h00m- Silêncio
Domingo, 29 de dezembro de 2013
8h30m- Alvorada
9h00m- Pequeno Almoço
10h00m- Atividades de secção
12h00m- Almoço
13h00m- Desmontagem de campo
14h00m - Encerramento
15h00m - Adeus
 
Preço para Exploradores- 2€
Pontos que valem ouro - 60 + [(se 3 = 30%/60)(se 4 = 40%/60)(se 5 = 50%/60)... (se completa = 100%/60)
 
Inscrições no Mensageiro Rápido 
Já Inscritos (Expedição de Santo António)
 
Exploradores
 
Diogo Graça
Catarina Oliveira
Sofia Oliveira
Margarida Prates
Duarte Belfo
Rita Marques
Igor Gaspar
Kevin Navalho
Jennifer Navalho
 João Morgado
Joana Fernandes
 
Dirigentes
 
Américo Pereira
Lucília Silva
Evangelina Silva

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Escuteiros do Rossio:

Consoada “apertadinha”!
 

 
Quando uma comunidade se congrega em torno de uma única intenção, o espaço é escasso, tão fartas se tornam a movimentação, a alegria e a motivação.
Foi assim no fim-de-semana de 6 a 8 de dezembro, em Rossio ao Sul do Tejo, com todos os grupos que compõem a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a celebrarem a Festa da sua Padroeira e, também a darem o mote, para a grande festa que é o “Natal”, para além da luz e da cor, sempre presentes nesta quadra festiva.
Na sexta-feira, dia 6 de dezembro, enquanto os escuteiros do Agrupamento n.º 697 decoravam o salão paroquial, para a realização da sua já tradicional consoada, o Grupo Coral Litúrgico ocupava a zona do altar principal, ultimando os ensaios de música sacra, do hino “Akathistos”, para a Vigília de Natal e na sacristia, reuniam-se alguns dos membros do grupo local do Movimento dos “Focolares” , para acolherem a “palavra de vida” do mês de dezembro: «O Senhor vos faça crescer e superabundar de caridade uns para com os outros e para com todos».
Este pensamento extraído do Evangelho poderia ilustrar a realidade desta participação massiva, pois o amor recíproco, também ali se manifestava na participação dos diferentes grupos, com um elo de ligação bem consolidado: o Grande Chefe Divino!
Como um dia, a própria Chiara Lubich, Fundadora do Movimento dos Focolares referiu:”(…) se houver, na nossa comunidade, este clima de amor recíproco, o seu calor propagar-se-á inevitavelmente a todos”.
No sábado, todos os escuteiros convergiram para a sua sede, onde cada secção preparou, afincadamente, canções e dramatizações visando a sua apresentação na consoada, assim como cânticos e leituras, para a Reunião de Piedade ao fim da tarde, presidida pelo Senhor Padre Sebastião e animada pelo grupo musical “Grupo das Festas”.
 
A Eucaristia decorreu célere e, rapidamente subiram ao salão onde havia a consoada partilhada dos escuteiros.
O horário era apertado que quase obrigava a misturar a célebre “canja dos escuteiros” com os salgados e doces partilhados por todos. Ainda de boca cheia tiveram de avançar para as apresentações, por secção e mais uma vez estiveram todos de parabéns.
Ainda mal terminara o último acorde nas violas e o som do bater das mãos, ritmadas, dos mais novos, na mesa do manjar e já se descia para escutar o Grupo Coral Litúrgico na nave velha da Igreja Matriz.

Na igreja tudo se conjugava. No grupo coral dois escuteiros sobressaiam, devido às suas vestimentas. As vozes do grupo coral juntavam-se umas às outras e preenchiam todos os cantos e recantos da igreja.
Aos poucos os escuteiros e familiares desceram do salão e quedaram-se a escutar tão lindas melodias do “ Akathistos”.
Passou a sexta-feira; passou o sábado e foi assim, que embebidos em vários pequenos sucessos, que nos deixaram com sorrisos estampados nos rostos, que chegámos ao domingo. Era o dia da Nossa senhora da Conceição e depois da missa acompanhámos a Nossa Senhora numa agradável procissão ao som da Banda da Sociedade de Instrução Musicar de Rossio ao Sul do Tejo.
Os Rossienses saíam à rua para saudar a Nossa Senhora da Conceição e engrossar as fileiras que ladeavam Nossa Senhora.
A procissão percorreu as diferentes ruas, previamente decoradas pelos moradores, num ato partilhado der de fé.
Após a procissão, a Nossa Senhora regressou ao seu altar onde me parece estar ainda mais sorridente, aguardando por nova possibilidade de sair à rua.
Nessa altura lá estarei e acompanhá-la-ei, para poder partilhar e usufruir de mais momentos como este, com o mesmo espírito!
Uma canhota firme e sentida deste vosso amigo

 
Lobo dos Mourões

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Consoada dos Escuteiros

Consoada dos Escuteiros
ROSSIO AO SUL DO TEJO
 

«CONSOADA 2013»

Sábado dia 7/12/2013
 
Salão Paroquial
 
 INFORMAÇÃO AOS PAIS
 
O Agrupamento de Escuteiros n.º 697, de Rossio ao Sul do Tejo vai ter a sua Festa de NATAL no próximo sábado. Neste sentido e porque é preciosa a colaboração de todos, para que tudo resulte em pleno vimos convidar os pais e encarregados de educação dos nossos escuteiros para estarem presentes com as respetivas famílias.
A consoada decorrerá nos moldes habituais.
 
A
 mesa
será composta
com o que cada um levar
 para partilhar e que poderá entregar
 no salão paroquial ao Conselho Permanente de Pais
a partir das
15h00
obrigado.
 
Cada um deverá levar os pratos, copos e os talheres necessários.
A Comissão de Pais, fará a sua já famosa Canja de Galinha caseira e um Chá.
Cada secção reunirá à hora e local indicada pela chefia.
O Agrupamento concentrar-se-á às 17h30 na sede.
Às 18h30 terá lugar a Eucaristia (Reunião de Piedade de dezembro) seguida da Consoada no Salão Paroquial.
Durante a refeição, cada secção fará uma apresentação simbólica (música, teatro, dança, etc.).
O encontro terminará às 21h30, pois seguir-se-á um outro encontro na igreja paroquial de Rossio ao Sul do Tejo, onde o Coro Litúrgico apresentará o hino mariano mais famoso do Oriente: o  "Akathistos".
 
Contamos com todos!
A Direção

domingo, 1 de dezembro de 2013

Consoada de Natal
 
« Clica Aqui »
 
 
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Banco Alimentar
30 de novembro
1 dezembro

 
O Agrupamento de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo participará, mais uma vez, na iniciativa "Banco Alimentar".
Quem estiver disponível para participar deverá dizê-lo no "mensageiro rápido", referindo o horário (manhã/tarde) em que poderá colaborar. Os locais serão os habituais. Recorda-se que não haverá Reunião de Piedade no mês novembro.

Jogo do Crédito:
Atividades de Solidariedade
Manhã (9 h / 13h) = 10 créditos ( tempo mínimo 2h)
Tarde (15h /  19h) = 10 créditos ( tempo mínimo 2h)
 
Já inscritos:
 
Diogo Graça - manhã e tarde

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Magusto na Quinta das Amendoeiras

 
Escuteiros do Rossio:
"Fashi", Castanhas e frio!
 
 

O Agrupamento de Escuteiros n.º 697, do Corpo Nacional de Escutas, sediado em Rossio ao Sul do Tejo realizou mais uma das suas tradicionais aventuras, na comemoração do Dia de São Martinho.
O local desta animação, pela enésima vez repetido pelos escuteiros do Agr. 697 e cedido pela Família Estradas, a Quinta das Amendoeiras é dos sítios mais aprazíveis e adequados, da região de Abrantes, para a prática de atividades escutistas, pois situa-se num local tranquilo e aprazível,  entre sobreiros e pinheiros, e está relativamente perto da sede do concelho, pelo que não admira que estes o procurem tantas vezes, para as suas iniciativas.
Depois de Angola, Cabo Verde, Astúrias, Timor... de iniciativas similares anteriores, o tema escolhido para servir de mote, a este Magusto, foi a “China - com os seus costumes e tradições”.

Como convidada especial esteve presente uma aluna de origem chinesa, que estuda na Escola Dr. Manuel Fernandes. A Tânia, assim se chama a nossa nova amiga trouxe o seu simpático sorriso e alguns alimentos tradicionais da China, previamente confecionados e ainda os serviu com os típicos e curiosos pauzinhos, os "fashi", ensinando alguns dos escuteiros a manipulá-los, entre dicas, risos e brincadeiras.





Depois do farto almoço partilhado, entre escuteiros, familiares e amigos assistiu-se às dramatizações preparadas por Exploradores e Lobitos, de duas das muitas lendas existentes na China, que anteriormente haviam pesquisado na Internet. A movimentação, alegria e a boa disposição foram contagiantes e todos saíram felizes deste convívio.
Para Exploradores e Pioneiros, o Acampamento de São Martinho iniciou-se na sexta-feira, dia 8 de novembro, depois de jantar. Reunidos na sede, juntos carregaram a camioneta da Junta de Freguesia com o material de apoio logístico necessário para este evento escutista, que posteriormente transportado e depositado na antiga adega da Quinta das Amendoeiras, onde haviam de chegar as patrulhas e equipas que realizaram um raid até ao mesmo local.
A noite estava escura e fria, mas ninguém se incomodou com este facto e lá foram caminho fora, com as suas mochilas às costas, coletes refletores vestidos e com as lanternas na mão, até ao local do acampamento.
Ali chegados montaram as tendas para se recolherem e aquecerem nos acolhedores sacos-cama, preparando-se para a grande movimentação do dia seguinte, para a chegada de Lobitos e Caminheiros e dos seus amigos.
 
  
 


 
Deste acampamento importa realçar a relação estabelecida entre todos os participantes, a Eucaristia presidida pelo Sr. Padre Sebastião, assistente do agrupamento de Rossio ao Sul do Tejo, que dispôs de um "altar de varolas", construído pelos escuteiros; os Cânticos entoados pelo afamado "Grupo das Festas", formado pelas Caminheiras Jelly e Lucília e, ainda pela Chefe Isabel; a presença de várias obras literárias sobre a China, oriundas da Biblioteca António Botto, pela mão de uma das suas simpáticas funcionárias, Ana Reis; o convívio do Magusto com os familiares e amigos dos escuteiros, onde se "enquadrou" a visita do Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes, o Dr. Alcino Hermínio, que se fez acompanhar por dois professores Timorenses e, ainda, o gesto de amizade e apoio dos escuteiros, que na noite do dia 9 fizeram um outro raid até à sede do Clube Desportivo “Os Patos”, onde decorria um concerto de solidariedade, a favor de um amigo e conterrâneo, o “Janita” (João Paulino), a necessitar de efetuar um  tratamento dispendioso, na Alemanha.
Mais uma vez a velha lenda de São Martinho se concretizou e, apesar do frio noturno, a chuva descansou, após uma semana de “ameaças”, permitindo aos escuteiros deambularem livremente, pelo campo consecução das atividades programadas.
Há que agradecer a todos os que, de algum modo colaboraram e contribuíram, para o sucesso de mais este Magusto, em particular à Família Estradas e, também às pessoas de São Facundo e Arreciadas, que amavelmente receberam e colaboraram com os jovens escuteiros, adquirindo os seus calendários.
Para todos estes amigos deixo uma canhota firme e sentida
Lobo dos Mourões



 

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

 
 
Magusto 2013
"Costumes e tradições da China"
 
Conforme Plano Anual de Atividades do Agrupamento 697 e a exemplo de anos anteriores realizaremos o nosso Magusto, no dia 9 de Novembro de 2013, na Quinta das Amendoeiras.
Esta atividade será aberta à participação dos familiares e amigos dos nossos escuteiros.
Como também é habitual, cada secção será livre de estabelecer uma programação independente, para este fim de semana, desde que respeite os momentos comuns acordados.
Deste modo a programação geral provisória é a seguinte:
 
Sexta-feira, 8 de novembro de 2013
 
16h00 - Concentração na sede para os últimos preparativos
 
20H00 - Raid até à Quinta das Amendoeiras e montagem do acampamento.
(Atividades de Secção) 
 
Sábado, 9 de novembro de 2013
 
8h00 - Alvorada
8h30 - Pequeno Almoço
9h - Construções
(Atividades de secção)
 
12h00 - Concentração de escuteiros e familiares na adega da Quinta das Amendoeiras
13h00 - Almoço
14h30 - Início da Feira de Tradições da China
16h00 - Apresentação de dramatizações de acordo com o tema escolhido.
21h00 - Eucaristia na Adega
 (Atividades de secção)
Domingo, 10 de novembro de 2013
 
Raids até às povoações vizinhas para venda de calendários.
 
(Atividades de secção)
13h00 - Almoço
13h30 - Desmontagem do acampamento e arrumações
!4h30 - Raid de regresso à sede
15h30 - Final da atividade

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Novo Blog do Agrupamento
 
 
 
 
 
 
Todas as informações correspondentes às quatro secções serão aqui publicadas, mantendo todos os interessados a par do que se vai e pensa fazer!
Consulta e colabora deixando o teu contributo.

sábado, 26 de outubro de 2013

Reunião de Pais

Caros pais e encarregados de educação,


Com o início de um novo ano escutista surge também a vontade e necessidade de voltarmos a
ter um momento conjunto de diálogo convosco para trocarmos algumas impressões sobre o
trabalho que realizamos com os vossos filhos e educandos.
Deste modo gostaríamos de contar com a vossa presença numa reunião de pais a realizar
no dia 30 de Outubro (quarta-feira) às 21:00 no salão paroquial.
Da ordem de trabalhos da reunião consta a apresentação da estrutura do agrupamento
para este ano e do respetivo plano anual, a ceia de Natal, os assuntos relativos às
diversas secções do agrupamento, bem como outros assuntos de interesse geral.
Esperamos poder contar com a vossa presença.
Saudações escutistas
Américo Pereira (Chefe de Agrupamento)
Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 697 Rossio Ao Sul Do Tejo

Jota-Joti em Rossio ao Sul do Tejo

Escuteiros do Rossio:
O “Jota-Joti “ e aquilo que eu vi!

Mais um ano que passa e outro que se estreia e, como sempre, da melhor maneira, estabelecendo relações e interações com todo o Mundo, na primeira atividade do novo ano escuta: o Jota-Joti.
O Jota-Joti é um Jamboree Mundial, ou seja um encontro entre irmãos escuteiros de todo o Mundo, de muitas culturas, línguas e credos que, todos os anos, se promove, quer via rádio (JOTA), quer via Internet (JOTI)!
 
 
 
 
No dia 18 de outubro de 2013 ainda mal os portões da Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo se tinham encerrado, após um dia letivo e já de novo se abriam, para deixarem passar os escuteiros do Agrupamento n.º 697, do CNE, de Rossio ao Sul do Tejo.
É certo que a campainha da escola nunca tocou, mas os horários foram sendo cumpridos ao longo do fim de semana.
Na sexta-feira, à noite realizou-se o Conselho de Agrupamento, onde se abordou toda a organização interna e as atividades propostas, para o ano escutista de 2013/2014. Depois, às zero horas do dia 19, sábado, teve início o Jamboree: Jota-Joti!
 
 
 
A cantina da escola, sede das comunicações do agrupamento nº 697 encheu-se de computadores, ajudando a estender a teia das comunicações pelos cinco continentes. O tradutor do Google fez de cada escuteiro, de Lobito a Caminheiro, um verdadeiro poliglota!
Nos diferentes monitores dos computadores espalhados por cima das mesas, podia ler-se: Olá, Hola, Hello, Nihao, Aloha, Genki…
Dois quadros, com o planisfério e o mapa de Portugal, colocados sobre as mesas da cantina escolar serviam como registadores de contactos. Alguns escuteiros tinham mesmo que recorrer ao Google Earth, para localizar certas localidades, cujos nomes soavam mal, por nunca terem sido escutados.
 
 
 
Aos poucos as bandeirolas desenhadas pelos escuteiros, com canetas de acetado multicores, sobre os vidros dos quadros, foram preenchendo, gradualmente, os espaços vazios.
Num dos cantos da sala, em frente a um rádio transmissor, o Chefe Tomé, um rádio amador, amigo dos escuteiros do Rossio de Abrantes apadrinhava os pequenos escuteiros na utilização do rádio ensinando-os a trocarem vocábulos portugueses, por outros do alfabeto fonético internacional.  
-Estamos a falar de Abrantes! Abrantes! (Alfa, Bravo, Romeo, Alfa, November, Tango, Eco, Sierra)! – repetia um pequeno escuteiro, rompendo o som irritante dos teclados.
Os contactos sucederam-se noite dentro. Os jovens escuteiros organizaram-se por turnos, para poderem contactar todo o Mundo, ininterruptamente.
Se em alguns países era noite e nada se via, outros havia que os escuteiros escreviam: “bom dia”!
Agarrados aos computadores, alguns furaram os horários estabelecidos para os turnos e continuaram rumo à “direta”.
O chefe bem alertou, ralhou e barafustou, mas sem sucesso, adormeceu...
Quando no final do dia seguinte se sentaram na nave velha da Igreja Matriz de Rossio ao Sul do Tejo, os olhos dos “furões” teimavam em fechar, pelo que mal conseguiram assistir à cerimónia da Partida das Caminheiras Lucília e Evangelina Silva.
 
 
 
A sorte é que elas não foram para muito longe! Ainda os ocupantes da igreja, escuteiros, familiares e amigos, vindos de perto e de longe olhavam choramingando para a porta por onde tinham “partido” e já estas anunciavam, nas suas costas um beberete a ser servido no Salão da Igreja.
Depois de uma cerimónia repleta de recordações e emoções, a gargalhada geral, com este episódio cortou todas estas emoções e os sorrisos regressaram de novo ao grupo.
Com a “Partida” nada terminou, pois todos sabemos que o fim de uma etapa significa sempre o início de outra e a Lucília e da Jelly são um exemplo disso. Neste momento, já se encontram integradas na equipa de animação da secção de Exploradores e o Jota-Joti só terminou no dia seguinte, com o regresso a casa para preparação dos testes.
Se as emoções estavam em crescendo dia após dia, assim continuaram no domingo, na Reunião de Piedade, com a entrega de condecorações, que assinalam o trigésimo aniversário do Agrupamento de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo.
 

 
A primeira condecoração foi entregue à D. Helena Estrada e Família, por todo o apoio concedido ao Agrupamento n.º 697, durante os trinta anos da sua existência. A segunda foi entregue ao Sr Luís Valamatos dos Reis, presidente cessante, da Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, pelo apoio e completa abertura na colaboração com os escuteiros, demonstrados ao longo dos vinte anos, em que se manteve à frente dos destinos da “nossa terra”.
A terceira e porque o presidente nunca esteve sozinho nesta relação, visou condecorar a Junta de Freguesia e todos os que ela integraram nos últimos trinta anos, pelos mesmos motivos.
Em relação ao Jota-Joti fica aqui um grande bem-haja, a quem de algum modo facilitou esta iniciativa, em particular ao Agrupamento de Escolas Nº 1, de Abrantes e à Câmara Municipal da mesma cidade.
Para todos vós, amigos leitores, deixo uma canhota firme e sentida deste vosso amigo
Lobo dos Mourões

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O JOTI, já está aí! (50 pontos = 10+10+10+20)



Olá bravos e destemidos Exploradores!

Na próxima reunião prepararemos tudo o que necessitamos para podermos acampar no pátio da Escola Básica do Rossio, nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2013 e juntar mais duas noites de campo ao nosso currículo escutista.
Como sempre têm uma lista de material disponível no nosso blog, no "Painel de Suporte", que vos poderá ajudar na arrumação da mochila. Para além disto, na próxima Reunião de Expedição terão de pensar nas refeições a confecionar durante a atividade, para que os cozinheiros se preparem devidamente e combinar quem leva computador.
A estação de rádio fica à responsabilidade do Chefe Vitor Almeida.
Qualquer dúvida ou ideia alternativa exponham-na no mensageiro rápido. Passaremos por cá mais vezes!
Eis o Horário Proposto, para o JOTI:
  
Dia 18 de outubro de 2013 – sexta-feira
A partir das 21h-  Início do acampamento para os Exploradores, Pioneiros e Caminheiros.
       - Início do Conselho de Agrupamento
24h- JOTA-JOTI
- Têm início os contactos no JOTI e manter-se-ão até domingo, ininterruptamente
(Quem tiver e puder deverá levar portáteis individuais)
Dia 19 de outubro de 2013 – sábado
8h- Alvorada
9h- Chegada da Alcateia
9h30m - Concentração no pátio do Centro Escolar (Todos)10h30m – Atividades de secção
12h30m – Almoço (levar de casa)
15h - Reuniões e atividades de secção para organização e planificação do ano escuta19h - Jantar (Combinar na Alcateia, Patrulha, Equipa e no Clã)
21h - Atividades de secção e cerimónia da Partida das Caminheiras Lucília e Jelly Silva

Dia 20 de outubro de 2013 – domingo
8h - Alvorada
9h30m- Atividades de secção
(Preparação dos trilhos educativos e Conselho de Guias e de Expedição) 
10h30m- Reunião de Piedade (Será antecipada para este dia)
12h30m - Almoço (
Combinar na Alcateia, Patrulha, Equipa e no Clã)
14h- Desmontagem e arrumações
15h - Encerramento da atividade
Preço da atividade - (Combinar nas secções)

NOTA: Este programa poderá ser alterado, até ao dia do início da atividade.

Boa Caça!!!

Aguardamos a tua inscrição no Mensageiro Rápido.

Já Inscritos (14):

Dirigentes

Américo Pereira
Evangelina Silva (Jelly)
Lucília Silva

Exploradores:

Rita Marques
João Morgado
Rita Estrela
Jennifer Navalho
Kevin Navalho
Pedro Pinheiro
Diogo Graça
Igor Gaspar
Margarida Prates
Duarte Belfo
Joana Fernandes

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Escuteiros do Rossio:
JOTA-JOTI  de regresso à escola!



Fotografia do JOTA-JOTI de 2009
 
Mais um ano recomeçado e os escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo já se estão a preparar para o próximo Jamboree Mundial JOTA-JOTI, que se realizará no fim-de-semana de 18,19 e 20 de Outubro de 2013, Na Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo (Aguarda-se autorização superior).
O Jamboree na Internet, mais conhecido por JOTI é uma atividade escutista que acontece anualmente, desde 1996 e que possibilita aos escuteiros entrarem em contacto com outros escuteiros do mundo inteiro, através da Internet.
 
Fotografia do JOTA-JOTI de 2009

Este tipo de contactos teve origem em 1957, em Inglaterra, embora apenas via rádio amador (JOTA).
Nesta primeira edição estabeleceram-se 1712 contactos com escuteiros de 71 países.
A Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo é o local escolhido, já há alguns anos, para a realização deste evento, que terá início pelas 22 horas de sexta-feira, embora os contactos tenham início, apenas, às zero horas de sábado e terminem às 24 horas de domingo.
Será montado um acampamento no pátio do Centro Escolar, para garantir, através de turnos organizados, que os contactos se mantenham durante 48 horas e de forma ininterrupta.
Muitas serão, também, as atividades paralelas que os escuteiros realizarão e que não deixarão indiferentes os elementos da comunidade local, que já convive com os escuteiros do 697, desde 1983, precisamente há 30 anos.

Uma canhota firme e sentida
Lobo dos Mourões

Inscritos
Exploradores

Rita  Marques

Dirigentes

Chefe Américo Pereira

sábado, 28 de setembro de 2013

Atividade Regional

Atividade Regional nas Mouriscas
Início do Ano Escuta na Região
No próximo domingo, dia 6 de outubro de 2013 o Agrupamento n.º 697 do CNE de Rossio ao Sul do Tejo participará, com todos os seus elementos interessados e disponíveis, numa atividade regional na Escola Agrícola de Mouriscas.
Formar-se-ão patrulhas verticais por agrupamento, que integrarão Pioneiros, Exploradores e Lobitos.
Os Caminheiros e Dirigentes, como têm assento no Conselho Regional que funcionará em simultâneo, não participarão no Grande Jogo. 
A Concentração será no Largo Dona Joana Soares Mendes (Largo do Coreto) e o transporte a utilizar será o dos dirigentes e os dos pais que puderem colaborar. (Quem puder dar uma ajudinha no transporte deverá comunicá-lo na reunião do dia 5 de outubro).
Embora o almoço seja fornecido pela organização cada participante deverá levar lanche e bebida pra o dia.
08H00 Concentração no Largo do Coreto
09H00 Conselho Regional (..plano e orçamento 2014..)
                        Grande Jogo (Lobitos, Exploradores e Pioneiros em patrulhas verticais)
12H00 Eucaristia de Ação de Graças
13H00 Almoço
14H30 Fórum “Escutismo, Ontem e Hoje”
18H00 Final da atividade e regresso.
A atividade destina-se a todos os elementos (de Lobitos a Dirigentes) e será realizada nas Mouriscas, na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, EPDRA, Herdade da Murteira [coordenadas 39°30’23’’N  e  08°05’00’’W ].
Durante a realização do Conselho Regional os Lobitos, Exploradores e Pioneiros participarão num “Grande Jogo” que se desenvolverá no perímetro da Escola.   Para o efeito os Agrupamentos deverão constituir patrulhas verticais, isto é, pequenos grupos com elementos das 3 secções onde o Guia será um Pioneiro.   Neste Jogo deverão participar todos os elementos que não têm assento no Conselho Regional.
A participação no almoço obriga a inscrição, no valor de 1€/elemento, até ao dia 1 de Outubro, 3ª feira.
Da parte da tarde decorrerá o Forum “Escutismo, Ontem e Hoje”, aberto a todos os elementos, e no qual se procurará fazer a ligação do escutismo já vivido com o Escutismo atual.   Oportunamente daremos mais pormenores da atividade.
Terás que manifestar a tua disponibilidade até ao dia 1 às 20 horas, para que possamos inscrever-nos no prazo marcado.
Já inscritos (23):
Dirigentes e Candidatos

Américo Pereira
Inês Graça
Carla Paulo
Crisalda Gonçalves

Lobitos
 

Exploradores

Diogo Graça
João Morgado
Margarida Prates
Joana Fernandes
Rita Estrela
Maria Inês
Ana Sofia
Ana Catarina
Duarte Assunção
Rita Mendes
Rita Marques

Pioneiros

Mariana Mendes
Mariana Pinheiro
Margarida Oliveira
Beatriz
Margarida Alexandre
Catarina Grácio
Jéssica Silva
Filipa Neto







 
 

Noites de Campo

Contactos: exploradores697@gmail.com

NOITES de CAMPO

(tenda ou abrigo natural)

Insígnia
de Amarela (75 noites) -
Castanho
Insignia de Branca (50 noites) - Vermelho
Insignia Castanha (25 noites) - Azul

M. Prates 56
Sofia G. 52
Sara Peq. 47
Inês G. 45
MadalenaG 43
Joana Pr. 40
Joana Fe. 33
João Mira 30
Jennifer 29
RMarques 28
Laura Mad. 24
Afonso Pl. 20
Afonso Gr. 11
Leonor 4
Mara Silva 3
Rodrigo 2


Arquivo do "Ranking" da Secção dos Exploradores, dos últimos anos

1º Sofia Oliveira 99; 2º Catarina Oliveira 98; 3º João Morgado 83; 4º Thalles Oliveira 73; 5º Kevin Navalho 72; 6º Francisco Gonçalves 70; 7º Diogo Graça 66; 7º Ana Rita Mendes 66; 9º Filipa Neto 62;10º Igor Gaspar 58; 11º Jéssica Silva 57; 12º Margarida Prates 56; 13º Sofia Gonçalves 52; 14º Afonso Gaio 49; 15º Sara Pequeno 47; 16º Inês Gonçalves 45; 17º Rita Fangana 45; 18º Madalena Gonçalves 43, 18º Rita Galvão 43; 20º Inês Neto 41;21º Joana Sousa 41; 22º Joana Pratas 40, 23º Filipe Duque 39; 24º Ana Ferreira 37; 24º Joana Fangana 37; 26º Joana Fernandes 33; 27º Mariana Mendes 31; 28ºJoão Mira 30; 28º Rita Estrela 30; 29º Jennifer Navalho 29; 30º Duarte Pombo 29; 32º Rita Marques 28; 33º Adriana Sanches 27; 34º João Bernardo 27; 35º Duarte Belfo 26; 36º Laura Maduro, 24; 37º Afonso Plaza 20; 38º Ana Sofia Pequeno 19; 39º Maria Inês Albardeiro 18; 40º Afonso Grácio, 11; 41º Guilherme Alves 15; 42º Pedro Brás 7; 43º Raquel Duarte 5; 44º Leonor Anacleto 4; 45º Mara Silva 3; 46º Ana Isabel 3; 47º Cátia David 3; 48º Afonso Marques 3; 49º Rodrigo Caldelas 3; 50º Rodrigo 2; 51º Duarte Vivente 2;

A minha Lista de blogues