Nós vamos ao ACANAC!
A quatro dias do ACANAC o meu sistema nervoso está em permanente vibração. Nós seremos 16 dos
5148 exploradores/moços que participarão no XXII ACANAC e estaremos no meio de
15530 escuteiros de todo o mundo.
Será o maior acampamento de sempre em Portugal, com um record dificil de bater!
A Expedição de Santo António de Rossio ao Sul do Tejo seguirá Rumo ao Acampamento de Israel, reunindo-se às Expedições de Alheira, Santa Maria da Feira e Pombal para integrarem a Tribo dos Artesãos de Gad, que se situa no subcampo Sul, onde terão a chefe Joana Cardoso, do Agrupamento n.º 1328, de Foz do Sousa(Porto), como Chefe de Tribo.
Agora eEstá na hora de arrumar a mochila, para a Grande Aventura deste ano!
Vou começar:
Perante mim tenho a mochila pequena e a mochila grande, onde já juntei o saco cama, a colchonete e onde pendurei o cantil. Na bolsa lateral, mesmo ali à mão já coloquei a malinha dos primeiros socorros, o protetor solar, o repelente de insetos, o canivete, a bússola e a minha lanterna "recarregável" e na bolsa maior meti os sapatos para a água, as minhas "Crocs", o impermeável, umas quantas molas da roupa e o fato de banho. No interior da mochila, dentro de sacos de plástico transparentes, separados por dias e por tipo de vestuário coloquei o fato de treino para dormir, 10 t-shirts com motivos alusivos ao escutismo / voluntariado / natureza, 2 calções de campo, a camisa, 5 meias da farda, 5 meias curtas azuis, 10 pares de cuecas, 1 polar, agasalho, ténis, botas para caminhada, toalha de praia, toalha de banho, chapéu e boné, pois o sol promete aquecer o ambiente. Dentro de um saquinho também meti umas calças de ganga, porque à noite dão muito jeito
Também já meti a minha bolsa de higiene (escova e dentífrico, desodorizante, sabão azul, shampoo, papel higiénico…), sem esquecer os sacos para colocar a roupa suja e para o lixo, para não se misturar com a roupa lavada e para separar o lixo.
Não me esqueci dos pratos, do copo, dos talheres (com a respetiva colher) e guardanapos de papel.
Na minha mochila parece-me que já não falta nada, mas é sempre bom conferir tudo.
Ah! Bem me parecia... Falta meter os materiais individuais para os Jogos: a indumentária hebraica, a caneca, a caixa de sapatos vazia, com tampa, 2 objectos para troca e um lenço branco.
No contentor dos recursos da patrulha, onde vão o fogão, os alguidares e os produtos para lavar a loiça e panos para a loiça, também já colocámos o nosso Livro da Aliança, que tem uma capa bem decorada, com a identificação da Patrulha, da Expedição e do Agrupamento de Rossio ao Sul do Tejo.
Dentro do Livro já temos algumas páginas prontas com a apresentação da Patrulha (nome dos elementos, fotografias identificativas, grito e lema, símbolo da patrulha, histórias marcantes, etc.
No Livro da Aliança também temos algumas
folhas em branco para acrescentarmos algumas das nossas vivências no XXII ACANAC.
No contentor de recursos também já colocámos um cartaz A2 feito em cartolina sobre “A Escravidão nos dias de hoje” e contém a identificação da Patrulha, da Expedição e da Tribo, assim como um cartaz A4, plastificado, com a mesma identificação: Patrulha, Expedição e Tribo, para que nos possam identificar.
A patrulha também já reuniu objetos do dia-a-dia dos Hebreus para decorar o campo e também alguns
instrumentos musicais tal como tambores, gaitas, pandeiretas, jambés, bombos, recos-recos, e maracas.
Claro que também lá pusemos um
estojo de material didático, que contem canetas, régua pequena, cola, fita-cola, tesoura, lápis, borracha, afia,etc.
O nosso
tapete que mede 1,20m x 0,50m enrolámo-lo com a cartolina, em conjunto com uma toalha pequena para limparmos as mãos durante os trabalhos das expressões plástica, musical e física.
Estávamos a esquecer-nos que também temos que levar um
Estojo de Costura, com 2 carrinhos de linhas, de cores à escolha, um dedal e uma agulha por cada elemento da patrulha.
A nossa secretária de patrulha também já comprou
postal do Rossio ao Sul do Tejo já selado, que temos de levar.
O Material da Expedição encontra-se espalhado pelos dois contentores de recursos, tal como o castiçal com a respetiva vela, o jarro para o vinho e o guardanapo de pano e uma toalha pequena (para limparmos as mãos). A Bíblia, essa vai bem guardada na mochila da guia de patrulha.
Parece-me que ainda aguento às costas, todo este peso da mochila! Vamos lá ver!
-Muito pesada, mas bem arrumada!
Na mochila pequena tenho que levar os lanches e o almoço do primeiro dia, que levo de casa. Também levo uma garrafa de água, pois não sei quanto tempo demorará a viagem, pois poderá haver momentos de espera à chegada.
Agora que ía fechar as mochilas chegou uma mensagem, com mais pedidos:
-Uma lata de 33cl para o mercado Hebraico.
-Um furador.
-Pelo menos dois coletes refletores por patrulha, pois nos guias e sub-guia são obrigatórios, nas saídas de campo.
- Um extintor por cada duas patrulhas/tripulações.
Avisos importantes da chefia de campo: Ninguém podera retirar as marcações dos campos até ordem da Chefe da Tribo.
No campo haverá placas em cada "leira" (espaço de terra maior ou menor) a identificar a zona de acampamento de cada Expedição/Flotilha . Para a encontrarem será entrgue a cada patrulha/tripulação um mapa do acampamento de Israel, para ser colocado no Livro da Aliança.
Poderá não haver lavatórios suficientes para todos, pelo que deverão levar bacias para lavagens em campo. Também deverão levar sacos para separar os residuos sólidos em campo, para depois transportarem para os locais apropriados.
Para acautelar alguma possível falha no abastecimento de alimentos, todos deverão levar consigo bolachas, biscoitos e cereais.
O Livro da Aliança será utilizado em caso de necessidade de desempate, entre patrulhas e tripulações de cada Tribo.
BOA CAÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!
EU VOU AO ACANAC!!!!!!!!!!!