Dia Regional de Exploradores:
Uma actividade com direito a banho
e a roupa lavada!
No dia 6 de Junho de 2009, o Grupo Explorador de Santo António, do Agrupamento de Escuteiros n.º 697 do CNE fez-se representar e muito bem, por nove dos seus elementos, no Dia Regional do Explorador, da Região de Portalegre e Castelo Branco, que decorreu em Castelo Branco.
Os pais da Inês Rodrigues, do João Carneiro, dos irmãos Silva (Tomás e Afonso) e ainda o Chefe Américo Pereira asseguraram o transporte para a capital da Beira Baixa, embora o Chefe Janeiro já tivesse disponibilizado cinco lugares no autocarro, que transportou os Escuteiros da Chainça.
Um abraço fraterno aos escuteiros da Chainça e aos alunos da Turma D da Escola de Rossio ao Sul do Tejo que nos emprestaram os fatos e adereços para o desfile dos cristãos.
Em simultâneo e na mesma localidade realizou-se o Dia Regional do Lobito.
Na base desta organização esteve o Agrupamento local e a Junta Regional, que, aproveitando a realização da Feira de Mouros e Cristãos, tentou promover este encontro visando, como já vem sendo hábito, o aprofundamento da solidariedade e fraternidade entre os escuteiros reforçando e estreitando os laços de amizade entre os vários agrupamentos.
Os participantes, entre Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros e Dirigentes rondaram os 270 oriundos de 10 Agrupamentos diferentes.
Logo no início o Assistente do Agrupamento 160, de Castelo Branco referiu que a chuva embora prejudicial, para o bom desenvolvimento das actividades escutistas, também era benéfica para muitas outras pessoas que dela precisavam.
Foi um dia feliz para essas pessoas, porque os escuteiros regressaram mais cedo a casa, depois de um valente banho tomado no meio de um aguaceiro, que se lhes abateu em cima e sem fuga possível.
Só os confortou o almoço quentinho servido num dos parques subterrâneos da cidade.
Depois de secos e alimentados restou a todos regressarem a casa e esperarem melhores dias, para o próximo evento escutista da região: o Acampamento Regional em Constância.
Os escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo mantiveram-se unidos e animados participando na animação improvisada.
Ficaram como recordações estas fotografias dos destemidos e corajosos exploradores: