
Como previsto no Plano Anual de Actividades do Grupo Explorador de Santo António, do Agrupamento n.º 697 do CNE, de Rossio ao Sul do Tejo realizou-se, no passado fim-de-semana, de 29 e 30 de Novembro, uma actividade de dois dias, em Vale das Mós.
Embora os aguaceiros tenham acompanhado o grupo na sua passagem pelas Freguesias de São Facundo e Vale das Mós, não foram suficientes para impedirem a natural animação dos quinze jovens escuteiros participantes.
Aproveitando o facto de acantonarem na Escola de Vale das Mós e de um dos dirigentes participantes na actividade integrar o Projecto Mocho XXI, da Câmara Municipal de Abrantes, o Raid de São Facundo para Vale das Mós foi substituído por uma alegre e formativa "Caça ao Tesouro", na Internet. 
No aconchego quentinho da sala de aulas, as diferentes questões de índole escutista formuladas eram respondidas depois de pesquisadas em diferentes sítios da Internet, nos computadores portáteis do Mocho XXI.Quando a noite chegou, em vez de uma actividade nocturna regada por uma leve chuvinha irritante, escolheram assistir à peça de teatro do Grupo da “Palha de Abrantes, “A Caixa” de Hélder Prista Monteiro e encenada pela Professora Helena Bandos, ”.
O salão da Casa do Povo de São Facundo quase esgotou e os actores souberam conquistar o interesse e a atenção do público presente.
No dia seguinte, depois de um movimentado Jogo de Vila os pais juntaram-se ao grupo e promoveram uma churrascada, que daria para o triplo dos participantes.´

De barriguinha cheia e com a missão cumprida, os jovens exploradores regressaram a casa com os pais, com a certeza de que não perderão, por nada deste mundo a sua próxima actividade.O nosso muito obrigado a todos os que colaboraram na realização desta iniciativa, em particular aos familiares dos nossos escuteiros, que tudo fizeram para que a mesma fosse um sucesso.



Notas Positivas -
- Ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Vale das Mós que facilitou a estadia do do nosso grupo em Vale das Mós;
- À professora da Escola de Vale das Mós que possibilitou a estadia na escola;
- Aos pais que nos transportaram para Vale das Mós;
- Às pessoas que nos compraram os calendários apesar destes serem muito caros;
- À avó do Miguel Prates que nos levou arroz-doce ao jantar e chá ao deitar;
- Ao Senhor Pedro Costa, da Padaria Costa de São Facundo, que nos comprou o calendário e ainda ofereceu nos broas para o lanche;
- Ao avô do Miguel Prates que nos levou à Casa do Povo de São Facundo, para assistirmos ao teatro;
- À mãe da Joana que escolheu celebrar o seu aniversário na companhia dos escuteiros;
- Aos pais que nos prepararam o almoço de Domingo;
- À coragem que os exploradores mostraram em participar na actividade apesar da previsão negativa da meteorologia.
Notas Negativas
- Aos que desrespeitaram a hora do silêncio e o descanso dos outros;








